Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe horta na escola desde o ano letivo 2013/2014
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Os objetivos fundamentais são:
-mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas.
-demonstrar que em qualquer pequeno espaço é possível criar uma horta (no caso vertical).
-provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade excecional dos seus produtos.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
-O fato de ser uma horta biológica.
-O fato de ser uma horta vertical.
-O facto de os produtos da horta estarem destinados à confeção de um prato a servir aos alunos na
cantina da escola.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam fornecendo os recipientes que receberão as sementes. oferecendo as próprias sementes e acompanhando o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos observarão o nascimento, desenvolvimento e o amadurecimento dos produtos de uma horta, participando no seu acompanhamento em todas as fases, regando, mondando, transplantando...
Num segundo momento, provarão do que a horta produzir, seja em forma de sopa seja na de outro qualquer prato.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é participada por toda a comunidade, em todas as fases (sementeira, rega, monda...) procurando-se aqui o maior envolvimento possível dos alunos. A rega, propriamente dita, é feita com água da chuva recolhida em cisternas.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é selecionado pela melhor qualidade (produto do labor de minhocas) para garantir que as plantas tenham o melhor alimento possível.