Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Servir de espaço pedagógico para as aulas de horticultura dos alunos com Curriculo Específico individual
Transmitir a importância da terra e da agricultura biologica na subsistência dos seres vivos, ligando histórias com ecologica - projeto "de pequenino se planta o pepino - da Biblioteca;
Fazer multiplas aprendizagens em contexto real (química do composto, germinação, tipos de solos, tipos de plantas...)
Envolvimento do ATL nas tarefas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Partindo da Biblioteca escolar, usar as histórias para uma motivação emocional sobre a temática e acabar no trabalho com as hortas - projeto premiado com as Ideias de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Envolvimento de todas as turmas através de várias pareceria, por exemplo com a disciplina de moral "a natureza à nossa imagem e semelhança", ou com EV, atraves do projeto "land art na escola"...
Itinerância pelos Jardins e Infância e algumas escolas do 1º Ciclo com as alfaias, sementeiras...
Como são envolvidas as famílias?
Apenas como "fornecedoras" de sementes, plântulas e atualmente de carrasca.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Publicação das atividades no blog http://biblioteca-na-mira.blogspot.pt/search/label/ECO-BIBLIOTECAS
Envolvimento da comunidade na temática do carnaval e da Tertúlia anual, este ano com a presença do Dr Jorge Paiva, da universidade de Coimbra, e da Dra Patrícia Sa, da Universidade de Aveiro, a falarem sobre sustentatibilidade.
Envolvimento do ATL nos trabalhos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um funcionário com a incumbência de apoiar o trabalho da horta (podas e alguma manutenção) e com aulas regulares dos alunos com CEI. Contribuição das turmas em projetos específicos, como a "adoção" de uma árvore, a cuidar por uma equipa, durante as aulas de moral.
Como é feita a preparação do solo?
Grande luta com infestantes perenes, uso de compostagem dos vários compostores da escola.