Se sim, como e com que materiais?
É feita compostagem em pilha na escola e em compostor de plástico gentilmente cedidos pela Lipor. Utilizam-se materiais castanhos: folhas secas, lenha de poda, e materiais verdes: resíduos urbanos, borras de café, detritos vegetais verdes, relva fresca. Os materiais são recortados em pequenos fragmentos e colocados em camadas iniciando-se pelos castanhos. São controlados a temperatura, humidade e arejamento durante o processo de fermentação até obter o composto.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro I: Nabo, coração, penca, cebolo, morangueiros, cebolinha/coentros/alface, Nabiças, Cidreira, salsa, coentros, funcho, aipo, orégãos, tomilho e loureiro.
Canteiro II: Ervilha, morangueiro, fava, alho, couve nabiça, penca, coração, cebola couve-galega.
Estufa: Ervilha, coentros, salsa, cidreira, arruda, framboesas, alface/cebolo/acelga, feijão-verde/alface.
Como é feita a gestão da rega?
São utilizados três tipos de rega na horta:
- Rega gota-a-gota nos morangueiros
- Rega por aspersão nos canteiros de ar livre
- Rega por alagamento na estufa
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização das pragas/doenças é feita por observação visual direta e indireta através de armadilhas. O seu controlo é feito através de:
Luta genética: Variedades adaptadas ao local/época
Luta cultural - rotação, sacha, monda e poda
Luta biológica – preservação de auxiliares
Luta química – Aplicação de produtos naturais não de síntese
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Troca regular na escola dos produtos agrícolas obtidos na horta
- Transformação de produtos agrícolas – Compota de abóbora e outras
- Confeção de sabão de potassa e chorume de urtiga – Como inseticidas naturais