Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • 6.	Mesmo debaixo de chuva miudinha o trabalho da horta tem de se realizar. A vantagem: a água de rega vem diretamente das nuvens!6. Mesmo debaixo de chuva miudinha o trabalho da horta tem de se realizar. A vantagem: a água de rega vem diretamente das nuvens!
  • 5.	A descoberta de uma tarefa duplamente agradável: o contacto com o meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis.5. A descoberta de uma tarefa duplamente agradável: o contacto com o meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis.
  • 4.	O trabalho de equipa entre professores, pessoal não docente e alunos é uma constante.4. O trabalho de equipa entre professores, pessoal não docente e alunos é uma constante.
  • 3.	O solo é preparado com recurso a técnicas manuais.3. O solo é preparado com recurso a técnicas manuais.
  • 2.	Secção da estufa da responsabilidade de crianças e jovens de ensino especial e respetivas professoras.2. Secção da estufa da responsabilidade de crianças e jovens de ensino especial e respetivas professoras.
  • 1.	Plantação de alfaces no interior da estufa.1. Plantação de alfaces no interior da estufa.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 6 anos.

Área aproximada da horta

150 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica;
- Aplicar os princípios base da Agricultura Biológica;
- Envolver ativamente os alunos na horta escolar;
- Sensibilizar para a educação alimentar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- O envolvimento da comunidade escolar: alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e técnicos especializados;
- A aposta na biodiversidade e na consociação de vários hortícolas e plantas aromáticas;
- A sustentabilidade do projeto na medida em que são os alunos do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TTAR) os principais dinamizadores e já trabalham no sentido de envolver alunos mais jovens (2.º ciclo) neste projeto;
- A colocação em prática de aspetos relacionados com Provas de Aptidão Profissional de alunos do 3.º ano de TTAR.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências da Natureza, Ciências Naturais, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Horticultura e Jardinagem
  • N.º de alunos envolvidos: 150
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Durante este ano letivo pretende-se envolver as famílias nos períodos de interrupção letiva.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- A horta conta com a participação de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
- Neste momento os alunos mais ativos são os do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, muitos dos quais acabam de descobrir uma nova aptidão.
- Durante este ano letivo pretende-se realizar feiras de produtos biológicos provenientes da horta escolar a fim de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A organização da horta encontra-se a cargo da professora da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural/Coordenadora do programa Eco-Escolas.
- O planeamento é feito por alunos do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TTAR) sob supervisão da professora da área técnica.
- A manutenção é feita por dois funcionários, pelos alunos do curso profissional TTAR e por outros alunos que estão a ser progressivamente integrados em projetos da horta.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado e adubado com recurso a composto e adubos orgânicos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Atualmente a compostagem é feita apenas com os resíduos provenientes da manutenção dos jardins escolares.
A partir do momento que dispusermos do compostor irão ser integrados os resíduos orgânicos da cantina e bares escolares.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Atualmente encontram-se instaladas as consociações de alfaces e couves, e de alho-francês e cebolo.
Pretende-se executar um plano de consociações de vários hortícolas e a criação de sebes persistentes e temporárias de plantas aromáticas e flores.
Já existe uma sebe de lavanda no espaço adjacente à horta.

Como é feita a gestão da rega?

Atualmente a rega é feita por mangueira.
Equaciona-se a implementação de um sistema de rega mais eficiente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é feita através da observação das plantas, crescimento, aspeto das folhas e desenvolvimento dos frutos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Diversas espécies de insetos polinizadores como as abelhas e diversas espécies de aves predadoras.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alimentos produzidos atualmente destinam-se à venda em feiras de produtos biológicos a promover na escola e à confeção de refeições na cantina escolar.
Pretende-se implementar o fornecimento de algumas famílias carenciadas.

 

Publicado por: Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave

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Professor coordenador da horta: Carla Susana Machado da Costa