Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Promover hábitos de vida saudáveis que estejam de acordo com as áreas com aquelas definidas pelo Projeto de educação para a Saúde;
Fomentar atividades que promovam a consciência ecológica e patrimonial no meio escolar;
Desenvolver uma maior e mais profunda interdisciplinaridade e integração dos saberes.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Envolve toda a comunidade escolar, alunos e os seus familiares, professores e funcionários.
- Localização foi pensada de forma a que fosse possível visualizar tanto a horta como os trabalhos na mesma, fora do perímetro escolar.
- Horta com duas zonas diferenciadas, um espaço dedicado ao cultivo hortícola e um outro dedicado a ervas aromáticas e a plantas medicinais.
- Espaço dedicado ao cultivo esta sub-dividido de forma a que todas as turmas possam intervir de forma organizada e partilhada e igualitária.
- Criação de um prontuário, com as espécies cultivadas, as suas características e aplicações.
- Projecto da horta escolar já se encontra implementado e em desenvolvimento faz 4 anos, e tem desde o seu inicio sido uma actividade bastante produtiva e motivadora mesmo para alunos com problemas de integração.
- Os produtos que são criados na horta escola são distribuídos pelos que participam no cultivo, de forma a incentivar o consumo de hortícolas.
- Transmissão de valores, conhecimentos e saberes culturais locais.
- Despertar a consciência da comunidade escolar para uma alimentação mais cuidada, equilibrada e sustentável.
- Aprender a conhecer e reconhecer espécies hortícolas.
- Forma de economizar.
Como são envolvidas as famílias?
A comunidade escolar será envolvida no projeto na colaboração da preparação dos canteiros, lavrar, adubar, contribuir com sementes, plantas... Em maio na feira da Espiga as famílias são convidadas a adquirir alguns dos produtos colhidos da horta pedagógica.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação;
Dar oportunidades aos alunos de aprender a cultivar plantas comestíveis;
Consciencializar os alunos para a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em 5 espaços: 1 da CAF, 1 para o 1.º ano, 1 para o 2.º ano, 1 para o 3.º ano e 1 para o 4.º ano. Existe um professor/ assistente operacional responsável por cada espaço. As tarefas são realizadas por várias turmas da escola. A CAF ficou responsável pela rega das culturas.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita pelo avô de uma aluna, que explicou todos os passos e contou com a ajuda dos alunos.