Escola da APEL

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • O espaço antes da intervenção dos alunos.O espaço antes da intervenção dos alunos.
  • A limpeza das ervas à volta das plantas aromáticas e aerificação do solo.A limpeza das ervas à volta das plantas aromáticas e aerificação do solo.
  • Trabalho de equipa - trabalho mais eficazTrabalho de equipa - trabalho mais eficaz
  • Delimitação do espaço individual de cada planta para posterior classificação.Delimitação do espaço individual de cada planta para posterior classificação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe à dois anos

Área aproximada da horta

Aproximadamente 9 metros quadrados, talvez menos.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta inscrição teve como principal finalidade divulgar e incentivar os alunos e restante comunidade educativa na manutenção e valorização dos espaços verdes. Pretende-se que a educação comece pelos alunos que diretamente têm intervenção no projeto mas que extravasem aquilo que mais os sensibilizou no decorrer do projeto para o exterior dos muros da escola. As vivências na escola, fora do contexto sala de aula, são também importantes no crescimento integral dos jovens, pois são desenvolvidas competências e valores.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A utilização de plantas aromáticas e medicinais.
A construção e colocação de placas de identificação de acordo com as regras de nomenclatura.
A utilização das plantas para a realização de "chá" consumido em atividades escolares.
Os alunos têm mostrado interesse comparecendo sempre que solicitados e questionando o responsável do projeto sobre atividades futuras. Aquando da atividade os alunos estão presentes e desenvolvem o trabalho que lhes é proposto e dando algumas sugestões de funcionamento.
É importante salientar o trabalho em equipa e cooperação entre todos para a execução das tarefas estando subjacente valores intrínsecos ao trabalho com os pares e valorização do trabalho dos colegas.
Têm sido também um ponto na planificação do projeto a utilização de plantas com origem na região ou com uma ampla utilização e aplicação no território. A identificação científica das plantas e aplicações das mesmas é também um aspeto positivo para a sensibilização dos discentes para a ciência e aplicação prática da mesma em situações do quotidiano.
Finalizando, o jardim pretende ser um espaço um pouco diferente dos outros espaços verdes, que está em constante remodelação mas com a pretensão de se manter para o futuro. As possibilidades de utilização das plantas aromáticas e medicinais pode ser um ponto de partida para outros projetos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia e Geologia
  • N.º de alunos envolvidos: 8
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias estão envolvidas de modo indireto através dos alunos que desenvolvem o projeto. Os alunos discutem o seu contributo em casa e têm contribuído com plantas e sementes para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O principal impacto está relacionado com a educação cientifica mediante a colocação de placas de identificação de acordo com as regras de nomenclatura indo ao encontro de temas lecionados.
Nas placas consta também de modo pictórico as utilizações que podem resultar do uso de cada planta, este aspeto permite também descobrir que as plantas podem ter aplicações variadas no quotidiano e a importância da manutenção da biodiversidade.
Por outro lado a utilização das plantas em atividades, nomeadamente relacionadas com o projeto eco-escolas, dá sentido às plantas que se encontram na horta. A aplicação prática transmite um sentido de que o trabalho realizado tem objetivos concretizáveis.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas relacionadas com a preparação do solo, a monda de ervas, a plantação e a rega é feita por um grupo de alunos sob orientação do professor. Estas são realizadas ao longo do ano letivode acordo com a disponibilidade de horários e necessidade de intervenção.
A rega diária quando não existe disponibilidade por parte dos alunos do projeto é realizada pelos funcionários da escola.

Como é feita a preparação do solo?

Com recurso a trabalho manual, uma vez que a área é relativamente pequena e de acesso um pouco condicionado.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento encontram-se no jardim plantas aromáticas e medicinais, nomeadamente:
- Erva-anis;
- Funcho;
- Malva-de-cheiro;
- Losna;
- Hortelã;
- Alecrim.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã. Na rega participam os alunos e professores que participam no projeto aquando das atividades desenvolvidas. Nas restantes situações é feita por funcionários da escola que estão encarregues dos restantes espaços verdes. Assim existe uma colaboração entre vários intervenientes da comunidade escolar para a manutenção do espaço.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização das pragas e doenças é feita pelos alunos por observação direta da planta em geral e mais especificamente das folhas e caules.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de chá em atividades da escola. Em algumas situações partes das plantas são colocadas a secar para utilização posterior.

 

Publicado por: Escola da APEL

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Professor coordenador da horta: José Carlos Moura