Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra | Turismo de Portugal

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Apanha de PessegosApanha de Pessegos
  • Plantação de alfazemasPlantação de alfazemas
  • AmeixoeiraAmeixoeira
  • Flores comestiveis para as confecões dos nossos alunosFlores comestiveis para as confecões dos nossos alunos
  • Realização de eco-bodons para reaproveitamento da água da chuvaRealização de eco-bodons para reaproveitamento da água da chuva
  • Canteiro de tomilhosCanteiro de tomilhos
  • CebolinhoCebolinho
  • Comedouro para pássarosComedouro para pássaros
  • couguetecouguete
  • Plantação de Erva PrincipePlantação de Erva Principe
  • Realização da estufa para proteção de geadaRealização da estufa para proteção de geada
  • Plantação de FuchoPlantação de Fucho
  • Plantação de HortelãPlantação de Hortelã
  • Plantação de HortelãPlantação de Hortelã
  • PlantaçãoPlantação
  • Apanha de LaranjasApanha de Laranjas
  • Apanha de maçãsApanha de maçãs
  • Manutenção da horta biológicaManutenção da horta biológica
  • Manutenção da horta biológicaManutenção da horta biológica
  • Manutenção da horta biológicaManutenção da horta biológica
  • MorangueirosMorangueiros
  • Ninho para pássarosNinho para pássaros
  • Ninho para pássarosNinho para pássaros
  • PhysalisPhysalis
  • Podas das árvores de frutoPodas das árvores de fruto
  • Rega da horta biológicaRega da horta biológica
  • Plantação de salsaPlantação de salsa
  • SalvaSalva
  • Apanha de tangerinasApanha de tangerinas
  • Plantação de tomilhoPlantação de tomilho
  • Plantação de tomilho limãoPlantação de tomilho limão
  • Plantação de tomilhoPlantação de tomilho
  • VedaçãoVedação
  • VedaçãoVedação
  • Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.
  • Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.
  • Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.Visita de alunos de Cozinha com nacionalidade China, que tiveram a oportunidade de provar algumas plantas e ficarem a conhecer as plantas aromáticas que não existem na China.
  • Vista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDENVista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDEN
  • Vista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDENVista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDEN
  • Apanha de Pessegos, enormes e muito deliciosos!Apanha de Pessegos, enormes e muito deliciosos!
  • Vista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDENVista Geral da nossa Horta Biológica o nosso BIO GARDEN
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

25 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sendo a EHTC uma escola de hotelaria e turismo, pretende-se que os alunos, alguns futuros chefes de cozinha e gestores hoteleiros, tenham contacto com a terra e com os produtos que dela provém, valorizando assim a agricultura biológica, como produtos de alta qualidade nutricional.
Também pretende-se que os aluns do curso de Turismo de Ar Livre, tenham conhecimento e sensibilidade para reconhecer as plantas que encontrem nas suas atividades fora da escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Além de ser um espaço acolhedor da escola, pretende-se que seja um cantinho de conhecimento sobre a natureza e o que dela provêm, que nasceu de uma velha sucata de equipamentos fora de uso, por exemplo os nossos canteiros foram construidos reaproveitando os velhos cacifos dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Ambiental, Intepretação da Paisagem, Cidadania, Integração Social, Educação Física
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

As escola de hotelaria e turismo têm na sua maioria alunos maiores de idade ou alunos que são provinientes de regiões bastante afastadas da escola, daí não ser possivel envolver diretamente os familiares, embora existam situações em que os alunos trazem de casa conhecimentos praticos como cuidar da horta ou plantas e árvores para o biogarden - a nossa horta biológica. Também existem o caso de alunos que "levam" trabalho para casa e os familiares colaboram, como foi o caso da construção dos ninhos para as aves.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos dos cursos de cozinha, pastelaria, restaurante, bar colaboração nas plantações e manutenção da horta, e durante as aulas vão diretamente à horta colher os géneros alimentares para trabalharem nas aulas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizado um esquema de regas (com aproveitamento de águas pluviais) e manutenção da horta, repartido pelos alunos voluntários.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é remexido, fertilizado com composto orgânico, folhas, cinzas e borras de café, colocado estacas em algumas especies que necessitem e retiradas as ervas daninhas.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas Aromáticas, Flores comestiveis e medicinais.
Árvores de Fruto e arbiustos: 1 Laranjeira, 1 Pessegueiro, 1 Tangerineira, 1 Macieira, 3 Ameixoeiras, Physalis, 1 Groselha, 1 Mirtilos e 1 Limoeiro)
Pequenos canteiros com flores decorativas.
Num local mais húmido da escola realizámos a produção de cogumelos.

Como é feita a gestão da rega?

Para a rega criamos uns eco-bidons que são o aproveitamento de velhos bidons de detergente manual, que foram utilizados nas cozinhas. Aproveitamos a água pluvial das caleiras e guardamos num depósito de 250 litros, regando a horta e canteiros com essa água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Colocamos casca de pinheiro, fetos, cinza das lareiras e borras de café que são reutilizadas da cafetaria e bar pedagógico da escola.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Aves, construimos ninhos e comedouros e colocámos nas árvores da horta.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de refeições (para a cantina e restaurante pedagógico), utilização nas aulas praticas de cozinha, pastelaria e bar.
Confecionámos o lanche biológico no I Encontro Ambiental das Escolas de Hotelaria e Turismo em 2013 e este ano iremos também utilizar na confeção do Almoço e Lanche do II Encontro Ambiental.
Utilização de plantas para decorar o restaurante pedagógico aberto ao público geral.
Workshop de flores comestiveis.

 

Publicado por: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra | Turismo de Portugal

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Professor coordenador da horta: Carla Marques