Se sim, como e com que materiais?
Resíduos orgânicos retirados da horta e do jardim da escola e alguns trazidos de casa por alguns elementos da comunidade educativa.
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são: batata, batata-doce, alface, alho francês, cebola, couves, espinafres, courgettes, abóboras, feijão, morangos e favas. As plantas aromáticas/medicinais semeadas e/ou plantadas, na horta, são: hortelã, erva-cidreira, coentros e boldo.
A hortelã foi plantada nos nossos canteiros para combater as formigas e as borboletas da couve. Os coentros foram semeados para repelir afídios.
Consociou-se espinafres com: couve, feijão, batata, alface e morango. Entretanto, os espinafres alastraram e juntaram-se a várias culturas.
As abóboras foram semeadas tardiamente pelo que, em geral, as pragas não as atacam.
Como é feita a gestão da rega?
A horta é regada quando chove e também se aproveita a água da chuva, em bidão, para regar mais tarde. Em épocas em que não chove ou chove pouco, utiliza-se a rega pelo pé ou por aspersão.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Semanalmente, por observação direta, faz-se a avaliação do estado sanitário das culturas e combatem-se as doenças preventivamente com produtos naturais, tais como solução de sabão azul e uma calda de urtigas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda, na escola, de alguns produtos produzidos na horta. Utilização, na cantina da escola, de algumas ervas aromáticas. Confeção de infusões a servir na Escola.