Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2009 (neste ano iniciámos em socalcos...). No início deste ano letivo adquirimos uma estufa nova com verbas do prémio Montepio.
Área aproximada da horta
A horta tem uma dimensão de 8 x 10 m = 80m2.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A promoção desta atividade pretende que os alunos:
Ø Reconheçam a importância de um ambiente limpo e saudável;
Ø Aprendam a respeitar a natureza e os seres vivos vegetais como fonte de vida;
Ø Pratiquem a agricultura biológica;
Ø Aprendam a dizer não aos adubos químicos e pesticidas;
Ø Pratiquem a compostagem, diminuindo a quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterro(reciclagem dos resíduos da cantina e do bar);
Ø Tomem opções alimentares que contribuam para uma melhor qualidade de vida e de saúde;
Ø Promovam a consciência da importância de respeitar e cuidar do ambiente a fim de preservar a sua própria vida;
Ø Desenvolvam o conceito de cidadão atento e responsável no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Os alunos participam nas atividades da horta essencialmente em contexto não letivo; ou seja, como atividade extracurricular. Assim fazem-no de forma voluntária, entusiasta e motivadora muitas vezes com colegas de outras turmas. Esta situação contribui para o sucesso das práticas levadas a cabo e melhora as relações interpessoais entre alunos e entre alunos e professores.
Como são envolvidas as famílias?
Presentemente as famílias não estão a ser envolvidas no projeto.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Existe reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na cantina e no bar. Alguns dos produtos são dados/vendidos em pelo menos um momento ao longo do ano. No ano letivo anterior as alfaces foram utilizadas em saladas produzidas no bar da escola.
Relativamente aos alunos o entusiasmo é grande e por isso por vezes torna-se difícil gerir a distribuição de tarefas e a utilização de alguns equipamentos, tais como sacholas, enxadas, etc. Alguns alunos ficam admirados com o trabalho inerente à obtenção de produtos alimentares de origem vegetal. Além disso muitos nunca tinham contactado com a agricultura e tarefas implícitas como cavar, semear/plantar, sachar ou regar. Para muitos este está a ser o primeiro contacto com o solo, técnicas de cultivo e produção de produtos alimentares hortícolas. Existe assim um sentimento de pertença face ao que é produzido na estufa e o gosto em ver crescer as plantas.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na hora do clube das Ciências Experimentais os alunos deslocam-se à estufa e efetuam as culturas e o controlo da humidade do solo/rega, existindo uma distribuição de tarefas entre eles, com a supervisão das respetivas professoras.
Como é feita a preparação do solo?
Técnicas tradicionais de agricultura: cavar e sachar para revolver o solo e promover o seu arejamento, rega manual e fertilização recorrendo ao composto que ainda ficou da compostagem efetuada no ano letivo anterior.