Escola EB1 n.º1 do Cacém

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Os alunos foram ver a terra onde se iria fazer a horta.Os alunos foram ver a terra onde se iria fazer a horta.
  • Sementeiras - FavasSementeiras - Favas
  • Sementeiras - ErvilhasSementeiras - Ervilhas
  • Sementeiras - AlhosSementeiras - Alhos
  • Sementeiras - BatatasSementeiras - Batatas
  • Plantação de couvesPlantação de couves
  • Colocação de etiquetas com o nome dos produtosColocação de etiquetas com o nome dos produtos
  • Colocação de etiquetas com o nome dos produtosColocação de etiquetas com o nome dos produtos
  • Colocação de etiquetas com o nome dos produtosColocação de etiquetas com o nome dos produtos
  • Plantação de xuxusPlantação de xuxus
  • Plantação de xuxusPlantação de xuxus
  • Rega dos produtos plantados.Rega dos produtos plantados.
  • Rega dos produtos plantados.Rega dos produtos plantados.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

25 m 2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Preservação e embelezamento dos espaços escolares.
- Envolvimento da comunidade escolar num projeto comum.
- Desenvolver a responsabilidade (regar, retirar as ervas daninhas).
- Promover e divulgar boas práticas agrícolas.
- Facultar aos alunos o contacto direto com a terra.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No meio urbano, facilitar numa escola a criação de um espaço onde os alunos possam usufruir e conhecer produtos de uma agricultura biológica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Professores das AEC´S
  • N.º de alunos envolvidos: 140
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Contribuição com sementes e plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Curiosidade dos alunos ao ver o resultado das sementeiras.
- Crescimento das plantas.
- Trabalhar na terra e manuseamento dos utensílios agrícolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Semanalmente um grupo de alunos fará a monitorização da horta e levantamento das necessidades de rega tal como retirar as ervas daninhas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita manualmente por um funcionário da Junta de Freguesia.
Os canteiros, as plantações e as sementeiras foram feitas pelos alunos com a ajuda dos respetivos professores.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Como é feita a gestão da rega?

A rega ficou à responsabilidade dos alunos (uma turma por semana).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB1 n.º1 do Cacém

avatar

Professor coordenador da horta: Marta Regina Correia de Jesus Pereira