Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Preparação do terreno - Os alunos estão a preparar o terreno para plantarem couves.Preparação do terreno - Os alunos estão a preparar o terreno para plantarem couves.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente cinco anos letivos.

Área aproximada da horta

Aproximadamente dez metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Como motivação, os alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) são ótimos no que se refere a trabalhos práticos com o qual, em casa, estão familiarizados e o qual gostam de realizar. Como objetivos, com a horta pretendemos apresentar conceitos teóricos relativos à sustentabilidade; à Agricultura Biológica; à classificação científica das espécies; à constituição das plantas e à importância dos fatores abióticos no desenvolvimento das plantas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Estabelecer a relação entre a teoria e a prática em diferentes disciplinas; - Partir do quotidiano dos alunos para introduzir conteúdos programáticos; - Conjugar o cultivo de diferentes plantas: flores, aromáticas, árvores de fruto e espécies hortícolas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais; História; Português; Inglês; Educação Visual; Oficinas e TIC.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm disponibilizado sementes/ plantas para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade apoia e admira a existência da horta e reconhece o entusiasmo que os alunos mais problemáticos colocam na sua existência. Os alunos estão mais bem dispostos, melhoraram, ligeiramente, o seu comportamento e aproveitamento.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta abarca os produtos hortícolas, as ervas aromáticas; as plantas de jardim e árvores / arbustos de fruta. Para cada setor existe um grupo de alunos que garante a sua manutenção. É entre si que as tarefas são divididas.

Como é feita a preparação do solo?

Anualmente, o solo é cavado e nele utilizado fertilizante natural (estrume). Tem havido o cuidado de o manter fértil e saudável, prevenido a erosão e o seu empobrecimento. Para tal adotamos a rotatividade das culturas.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Como é feita a gestão da rega?

Para a rega, é utilizada água de um poço integrado no espaço da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Naturalmente, com permanente vigilância.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

_ Realização de uma sardinhada que utilizou alimentos da horta. - Distribuição/venda dos alimentos aos professores e funcionários da escola.

 

Publicado por: Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

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Professor coordenador da horta: Ana Cristina Silva Lemos Rodrigues