Escola EB 2,3 Serra da Gardunha

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • A estufaA estufa
  • A hortaA horta
  • As culturas.As culturas.
  • Tratar a terra.Tratar a terra.
  • Tratar a terra.Tratar a terra.
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 9 anos

Área aproximada da horta

Perto de 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover nos alunos com necessidades educativas especiais atitudes de proteção da natureza; incentivar hábitos de alimentação saudáveis; proporcionar a aquisição de conhecimentos através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto do horta pretende proporcionar aos alunos com NEE, a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta como parte integrante do seu currículo escolar. O método de aprendizagem na horta é um contributo decisivo para desenvolverem um espírito de equipa, motivação e responsabilidade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Atelier de Horta Pedagógica (Ateliers de Orientação Profissional da Educação Especial)
  • N.º de alunos envolvidos: 8
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas através do fornecimento de sementes à horta pedagógica, bem como na transmissão dos conhecimentos sobre os métodos e técnicas artesanais do tratamento da terra e das culturas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos sentem orgulho nos produtos que recolhem da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Planificação das atividades no início dos períodos e divisão de tarefas a planificar com os professores.

Como é feita a preparação do solo?

É feito com monda manual e sacha.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Compostor feito de paletes e detritos vegetais (folhas, ervas e outras culturas locais).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, cenouras, morangos, cebolo, ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não há controlo de pragas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Elaboração de placas em madeira de identificação das culturas no atelier de carpintaria bem como de outras estruturas de apoio que sejam necessárias. Exposição dos produtos na semana do ensino especial.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Serra da Gardunha

avatar

Professor coordenador da horta: Susana Isabel Mendes Lopes