Escola EB 2,3 de Ruy Belo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Limpeza do local escolhido para a hortaLimpeza do local escolhido para a horta
  • Escolha do local para a hortaEscolha do local para a horta
  • Preparação do terreno a cultivarPreparação do terreno a cultivar
  • Preparação do terreno a cultivarPreparação do terreno a cultivar
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta muito pequena na nossa escola criada à cerca de um ano. Mas gostariamos de fazer uma maior.

Área aproximada da horta

Inicialmente estávamos a pensar em criar uma horta de cerca de 10 metros quadrados mas agora estamos a tentar fazer uma bel maior com a ajuda da junta de freguesia de Massamá.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Gostaríamos de criar esta horta para incentivar os nossos alunos a se interessarem pelas questões ambientais, desenvolver gosto pela atividade ao ar livre e tentar incentivá-los a terem uma alimentação mais rica em vegetais, visto que gostaríamos de produzir para consumir. Depois de termos mudado o local da horta por duas vezes, por convite do presidente da junta de freguesia visitámos a estufa da junta em Massamá e dai surgiu a oportunidade de fazermos uma horta maior. No entanto, este projeto só será desenvolvido para o próximo ano letivo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Além de toda a vertente relacionada com o ambiente que está subjacente, este projeto revela-se extremamente interessante já que possibilita que os alunos possam desenvolver atividades ao ar livre, dentro do espaço escolar e desenvolver capacidades e competências que de outra forma não seria possível.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CN e FQ
  • N.º de alunos envolvidos: 22
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: -----------------

Como são envolvidas as famílias?

-------------------------

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos mostraram-se muito interessados na realização deste projeto, mostravam-se sempre disponíveis para participar e até estavam dispostos a vir à escola nas interrupções das atividades letivas para trabalhar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

-----------------------------

Como é feita a preparação do solo?

--------------------------------

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

---------------------------------------

Como é feita a gestão da rega?

-----------------------------

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

---------------------

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

-------------------------------------

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Ruy Belo

avatar

Professor coordenador da horta: Edina Paula Teixeira dos Santos Loureiro