Escola Básica e Secundária Levante da Maia

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • AlfobreAlfobre
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011

Área aproximada da horta

2 metros de comprimento 1 metro de largura aproximadamente

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar os alunos para a agricultura uma vez que estamos inseridos num ambiente profundamente agrícola. (prolongamento de alguns conhecimentos). - Sensibilizar os alunos para a necessidade de se saber de onde vêem de facto os produtos hortícolas. - Sensibilizar para o respeito pelo meio ambiente. - Sensibilizar para a necessidade de serem responsáveis pelo ambiente quer na escola quer em casa através de pequenos gestos. (cultivar plantas, preservar o ambiente).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Projeto altamente sensorial e dinâmico sendo muito atrativo para estas faixas etária ( 3 anos aos 10 anos)

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: educadores de infância e professores do 1º ciclo (multidisciplinar)
  • N.º de alunos envolvidos: 130
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Conforme vamos plantando alguns produtos na horta vamos envolvendo uma família ou outra de forma aleatória e aquelas que cultivam o campo em casa. As famílias fornecem plantas e sementes e colaboram nas tarefas e arranjo da horta e por vezes na confeção de refeições leves tais como saladas e sopas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos que são confecionados na horta são para consumo na própria escola. Os produtos são escassos, no entanto conseguimos confecionar uma salada de alface para todos (130 crianças). Conseguimos confecionar uma sopa de caldo verde para os alunos doS CAF e SAF durante as interrupções letivas da Páscoa,no ano passado (2013) uma média de 40 alunos. As crianças levaram para casa um raminho de couves da sua própria horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas são efetuadas, ordinariamente, todas as sextas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificam. As tarefas são orientadas por um professor e executadas pelos outros professores e grupos de alunos mediante as suas capacidades.

Como é feita a preparação do solo?

A nossa horta foi criada com ajuda dos Engenheiros Hugo e Marta que trabalham na Quinta da Gruta. A preparação do solo é feita manualmente.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com matérias que sobram da cozinha e com os restos da fruta dos lanches das crianças.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento ainda temos somente alho francês e couve galega. Pretendemos plantar alface espinafres.

Como é feita a gestão da rega?

Temos uma tabela onde semanalmente rega uma sala de aula. Segunda feira -Ana (3,4 anos) Terça feira - Cândida (4,5 anos) Quarta feira -Sandra- 1º ano Quinta feira -Teresa- 2º ano Sexta. Feira -Vera e Carla -3ªs e 4ºs anos Alternado uma sexta uma outra sexta outra

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Todas as semanas são verificadas as plantas. São utilizadas cinzas de madeira e a catação manual ou seja a retirada das folhas infestadas, seguido de esmagamento. Pulverização com extato de pimenta, alho e sabão neutro.Plantação de coentros à volta dos canteiros.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Atividades de expressão plástica; - Cartazes os produtos hortícolas existentes na horta.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Levante da Maia

avatar

Professor coordenador da horta: Leonor Silva Lino