Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Estado atual da hortaEstado atual da horta
  • Sementeira após a colocação do compostoSementeira após a colocação do composto
  • Formação de canteiros para a sementeiraFormação de canteiros para a sementeira
  • Preparação da terra para a sementeiraPreparação da terra para a sementeira
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada no ano letivo 2012/2013, numa zona de um pomar já existente na escola.

Área aproximada da horta

Horta de cerca de 120 m2 implantada num pomar de área de mais de 1000 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Promover a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar; - Dinamizar núcleos de atividades na escola; - Proceder ao aproveitamento de espaços verdes existentes na escola; - Divulgar técnicas e métodos utilizados na agricultura biológica. - Partilhar conhecimentos entre professores, alunos e suas famílias.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta tradicional onde se recriam processos de plantação e sementeira de agricultura tradicional que se pratica nesta região. Como horta biológica, nunca foram utilizados produtos químicos, fazendo-se sempre a fertilização dos solos através de compostagem, infusão de urtigas, servindo esta também de fungicida para controle de algumas pragas de insetos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Cívica, Ciências Naturais, núcleo Hortas Bio
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias envolveram-se no projeto, quer cedendo o estrume, sementes e plantas, quer através do intercâmbio de modos/técnicas de cultura (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos). Um dos Encarregados de Educação disponibilizou-se para fazer uma parte da fresagem do terreno com uma motocultivadora. Com os produtos cultivados (abóboras, favas, ervilhas,…) confecionaram-se compotas e fizeram-se alguns pratos em dias de festa da comunidade educativa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos foram envolvidos na manutenção da horta e promoveram a sua divulgação na escola. Nas aulas de Ciências, algumas turmas utilizaram a horta para estudar certos conteúdos programáticos. Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos. O canteiro das ervas aromáticas ficou localizado no recinto onde os alunos passam regularmente e as suas ervas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica. No dia Eco-Escolas, foi apresentado o projeto aos alunos da escola por parte dos elementos dos núcleos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de um núcleo de jardinagem. Duas vezes por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega.

Como é feita a preparação do solo?

1º Delimitação de espaços e marcação. 2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia. 3º Colocação de composto e estrume. 4º Colocação das plantas e sementes

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Introduziram-se culturas respeitando algumas consociações, nomeadamente, rabanete, ervilha couve, fava, na 1ª plantação feita, e na 2ª plantação, tomate e pimento, espinafre, alface e tomate.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos dos núcleos. Na altura de maior calor é feita dia sim, dia não, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância. Foi também utlizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos. Fez-se também, uma vez, a pulverização das batatas com sulfato de cobre.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos pelos alunos do curso de cozinha para uma atividade organizada pela escola em que se abrem as portas à comunidade (“O Colégio (com) vida”); Aproveitamento de ervas aromáticas para confeção de refeições na cozinha. Confeção de compotas de abóbora e tomate, resultantes das culturas desenvolvidas no ano anterior.

 

Publicado por: Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

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Professor coordenador da horta: Fátima Manuela Oliveira Marta Santos Melo