Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Marcelino Mesquita do Cartaxo

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação inicial do terrenoPreparação inicial do terreno
  • Preparação terrenoPreparação terreno
  • Medição e divisão do terrenoMedição e divisão do terreno
  • A regaA rega
  • ArrecadaçãoArrecadação
  • A nossa hortaA nossa horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde outubro de 2013, com um espaço projetado para o efeito e dispondo de infraestruturas educativas adequadas à realização das diferentes atividades.

Área aproximada da horta

Área total=229,5 m2 (51x4,5)m; Horta=200 m2; Arrecadação=15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

ENQUADRAMENTO: A criação da horta teve como principal objetivo dar resposta a um projeto piloto intitulado “MAÕS À OBRA” e integrado num Curso Vocacional de 2º Ciclo (Turma 6ºD) apresentado ao Ministério da Educação e Ciência com início no presente ano letivo (2013/2014). Apresenta uma Matriz Curricular constituída, para além de três disciplinas de Componente de Formação Vocacional de cariz predominantemente prático: 1- hortofloricultura, 2 -Jardinagem e 3 - Artes e Oficios, outras de Formação Complementar mas direcionadas para a temática do curso. Verificando que no 2º ciclo deste agrupamento, existem alguns alunos, com 13 ou mais anos de idade, que apresentam insucesso escolar repetido, risco de abandono escolar e de exclusão social, dificuldades de aprendizagem e uma forte desmotivação pelas aprendizagens académicas da forma como estão estruturadas, baixa auto-estima, problemas comportamentais e poucas expetativas em relação ao seu futuro e ao seu percurso escolar, concluímos que havia necessidade de se proceder a alterações curriculares adequadas e flexíveis, de forma a ir ao encontro dos verdadeiros interesses e capacidades destes alunos, oferecendo-lhes deste modo uma alternativa motivante no seu percurso escolar e assegurando-lhes assim uma efetiva igualdade de oportunidades. Na base da criação da horta estão os seguintes OBJETIVOS: • Privilegiar as aprendizagens do tipo “aprender fazendo” nas áreas da Jardinagem e Hortofloricultura; • Promover regras de trabalho em equipa, no sentido de aumentar o espírito de iniciativa, a autonomia, a capacidade organizativa e o sentido de responsabilidade, motivando-os a adquirir conhecimentos e a desenvolver capacidades e práticas que facilitem futuramente a integração no mundo do trabalho; • Promover a sua participação nas diferentes atividades escolares de modo a valorizar as diferentes áreas de saber; • Permitir a rápida recuperação dos alunos, face ao atraso verificado no seu processo de escolarização, prevenindo situações de insucesso escolar repetido e/ou abandono escolar precoce.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este é um projeto piloto intitulado “MAÕS À OBRA” e integrado num curso Vocacional de 2º Ciclo (5º e 6º anos) apresentado ao Ministério da Educação e Ciência com início no presente ano letivo (2013/2014). Apresenta uma Matriz Curricular constituída, para além de três disciplinas de Componente de Formação Vocacional de cariz predominantemente prático: 1- Hortofloricultura, 2 -Jardinagem e 3 - Artes e Ofícios, outras de Formação Complementar mas direcionadas para a temática do curso. Também existe o estabelecimento de parcerias com entidades externas ao Projeto: Eco-Cartaxo -Movimento Alternativo e Ecologista, Câmara Municipal do Cartaxo, Junta de Freguesisa do Cartaxo e a estufas da região.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 1- Hortofloricultura, 2 -Jardinagem e 3 - Artes e Ofícios.
  • N.º de alunos envolvidos: 21
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 100

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são responsáveis por angariar os diferentes recursos necessários à horta: plantas para cultivo, terra, bolbos,…

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

(a definir)

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas reuniões de conselho de turma (semanais ou quinzenais) é feita uma planificação atempada, detalhada e calendarizada das diferentes atividades/tarefas que cada aluno/grupo de alunos deverá realizar.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada com as seguintes atividades: sachar, cavar, colocação de tubagem e torneiras para rega, adicionar estrume e terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Materiais da escola: ramos, relva e restos de folhas secas; com desperdícios da cozinha e borras de café do bar da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Serão plantadas/semeadas várias culturas em diferentes talhões/mini viveiros: cebolo, beterraba, alface, couves, ervas aromáticas; roseiras, tulipas, fresias, íris e plantação de videiras (de uvas de mesa).

Como é feita a gestão da rega?

Devido ao rigoroso e chuvoso inverno ainda não foi necessário proceder à planificação da rega que tem o sistema gota a gota. (A definir brevemente)

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

(A definir)

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

(A definir)

 

Publicado por: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Marcelino Mesquita do Cartaxo

avatar

Professor coordenador da horta: Joaquim Sousa