Escola EB 2,3/S Tomás de Borba

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Estufas onde a oficina de horticultura é implementada.Estufas onde a oficina de horticultura é implementada.
  • Vista interior com diversas culturas.Vista interior com diversas culturas.
  • Alunos a desenvolver atividades de manutenção das diferentes culturas.Alunos a desenvolver atividades de manutenção das diferentes culturas.
  • Algumas espécies pouco conhecidas dos Açores.Algumas espécies pouco conhecidas dos Açores.
  • Rúcula, alfaces, feijão e ervilhas... variedade de produtos!Rúcula, alfaces, feijão e ervilhas... variedade de produtos!
  • Milho e abóboras...Milho e abóboras...
  • Todos os cantinhos são aproveitados... chás e ervas aromáticas são lá plantados!Todos os cantinhos são aproveitados... chás e ervas aromáticas são lá plantados!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

- Há cerca de 6 anos.

Área aproximada da horta

2 estufas com cerca de 40m2 cada.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Proporcionar aprendizagem de atividades de vida diária, por forma a promover a autonomia/integração na vida ativa, de alunos com necessidades educativas especiais. Trata-se de uma área curricular específica, abordada numa perspetiva pré-vocacional.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- O facto dos plantios e manutenção da horta ser efetuada por alunos do Núcleo de Educação Especial. Estes alunos apresentam problemas motores e cognitivos (alguns deles graves) e encontram-se inseridos em turmas específicas que tentam adaptar-se às suas dificuldades e necessidades (Turma PSE: Programa Sócio educativo e Turma DOV: Despiste e Orientação Educacional). Neste âmbito a componente prática fornecida pelo trabalho realizado na horta tem-se revelado muito significativa pois permite a estes alunos o desenvolvimento de competências relacionadas com a responsabilidade e participação ativa. Todas as atividades inerentes à horta, desde a sua exploração, venda de produtos e confeção de alimentos, é realizada por estes alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: - Programas específicos do regime educativo especial: sócioeducativo, despiste e orientação vocacional e ocupacional.
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Não estão diretamente envolvidos, verificando-se por vezes a compra de determinados produtos ou o fornecimento de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Diversas pessoas questionam sobre a data das feiras realizadas; - As encomendas de plantios de ervas aromáticas e de outros produtos são frequentes; - Convite para participar em outras atividades do PAA da escola (ex. Feira da saúde); - Interesse por parte de turmas do ensino regular do pré-escolar e primeiro ciclo em visitar e obter informações acerca do trabalho desenvolvido na horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A manutenção da horta é feita com a colaboração dos serviços agrários de Angra do Heroísmo; ao longo de todo o ano letivo mantém-se o contato para pedido de plantios/ sementes, bem como para esclarecimento de dúvidas/ orientação. Ao nível de escola cada programa específico do regime educativo especial fica responsável por uma estufa.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano lavram a terra com maquinaria própria e depois é mantida manualmente.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas; - Chás; - Produtos hortícolas: couves, alfaces, cenouras, batatas, rabanetes, nabiças, tomates, acelgas, rúcula, agrião, abóboras, milho, ervilhas, feijão, salas, coentros... - Flores.

Como é feita a gestão da rega?

- Através de sistema de rega, ao final do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

- é feita manualmente não sendo utilizado qualquer químico ou aditivo.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Feira de produtos da horta; - Confeção de alimentos na oficina de culinária (desenvolvida pelos mesmos alunos); - Visitas de outros alunos da escola à horta.

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Tomás de Borba

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Professor coordenador da horta: Ana Carolina Carvalho Bretão