JI de Ponte do Rol

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Germinação das favas.Germinação das favas.
  • Plantação de morangueiros.Plantação de morangueiros.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

todos os anos se faz uma pequena horta (aproximadamente 7 anos)

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar as crianças para a agricultura biológica. Desenvolver a relação com o meio natural e forma de produzir os alimentos, sem impacto no ambiente. Aumentar o conhecimento da população escolar sobre o meio natural. Sensibilizar/educar as crianças e a comunidade para a importância do tema na nossa vida; na saúde e na saúde do planeta .

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O gosto das crianças pela horta, em tratar; plantar; regar e ver crescer para depois colher e por fim consumir os seus próprios produtos. Colaboração da comunidade educativa; Junta de Freguesia e dos encarregados de educação. Sensibilizar a comunidade para a importância da agricultura biológica para a saúde e para o ambiente.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1 educadora e 1 auxiliar
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 43
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Na ajuda da preparação do terreno,plantação e manutenção.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças estão mais despertas para comer os legumes por elas cultivados. Levam os pais a criarem a sua própria horta nem que seja na varanda, para terem as suas plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da horta está a cargo da sala 1 e de um avô, que vem sempre que necessário ajudar a preparar o terreno plantar; semear e ajudar noutras tarefas. As crianças diariamente tem um tempo no intrevalo do período da manhã para regar quando necessário observar o crescimento das plantas e tirar as erva daninhas.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi mexido e envolto com composto que estava compostor desde o ano anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Relva cortada; dos restos da poda dos arbustos das folhas secas, das cascas da fruta. das borras do café e outros..

Quais as culturas / consociações instaladas?

Procuramos implementar culturas adaptadas às condições da região: alho francês, feijão verde, batatas, abóboras, alfaces, couves, ervilhas, espinafres, favas, hortelã, melancia, melões, nabo, pimentos, rabanetes, salsa, coentros, tomilho, morangos, erva príncipe, erva de caril, alfazema e tomates.

Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário é feita a rega. Quando o tempo não dá humidade suficiente para a produção se desenvolver.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao presente momento não houve pragas ou doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na sequência desta projeto, anualmente são feitas sessões de cozinha saudável, no final do foi feito o encerramento com um dia especial de yoga para pais e filhos que culminou com um almoço convívio: que constava de uma sopa feita com produtos da horta e uma salada de tomate alface e cenoura ralada.Também foi feita uma venda aos País de alfaces, alhos francês e courgestes.Foi feita ainda pela enfermeira do Centro de Saúde uma Sopa e uma sensibilização na práticas aos alunos e encarregados de educação para uma alimentação saudável.,

 

Publicado por: JI de Ponte do Rol

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Fernanda Avelar Bastos