Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Envolvimento dos alunos com Necessidades Educativas EspeciaisEnvolvimento dos alunos com Necessidades Educativas Especiais
  • Ida dos alunos ao hortoIda dos alunos ao horto
  • HortaHorta
  • Rega da horta pelos alunosRega da horta pelos alunos
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 4 anos.

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilização dos alunos para o gosto pela agricultura, pelo trabalho da terra e obtenção de produtos biológicos. Conhecer como se procede uma sementeira, conhecer o calendário das sementeiras, as diferentes sementes dos produtos hortícolas e plantas aromáticas, Facultar aos alunos o contacto direto com a terra.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No meio urbano, facilitar numa escola a criação de um espaço onde os alunos possam usufruir de uma horta biológica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, Educação Tecnológica e Educação Visual.
  • N.º de alunos envolvidos: 8
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os Encarregados de Educação têm colaborado na oferta de sementes para a horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A boa aceitação e curiosidade por parte dos alunos no trabalho da terra, no manuseamento dos utensílios agrícolas. A alegria refletida pelos alunos com necessidades educativas especiais,

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem grupos de alunos que ao longo da semana fazem a manutenção da horta, desde cavar a terra, tirar ervas daninhas, regar e fazer sementeiras da época.

Como é feita a preparação do solo?

Foi feita pelos alunos, professores e funcionários da escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

São resíduos domésticos provenientes da cantina. As folhas e as ervas resultantes da horta são lá colocadas, bem como os ramos das podas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, ervas aromáticas, árvores de fruto.

Como é feita a gestão da rega?

Existe um sistema de rega temporização, no entanto não tem sido utilizado uma vez que não se justifica.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não se verificaram até ao momento, qualquer tipo de pragas e/ou doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Devido às condições climatéricas verificadas durante o 1º e 2º período, apenas foram utilizadas as laranjas para sumos. Deslocação dos alunos, acompanhados pelos professores envolvidos, à cooperativa do concelho para adquirir sementes para a horta biológica. Dia da Mãe, preparação de uma Horta Vertical, decoração de vasos para pôr manjericos crescidos (sementeira feita na horta) e saídas ao horto Municipal e à cidade.

 

Publicado por: Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

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Professor coordenador da horta: Natália Pereira