Escolas EB 2,3 Roque Gameiro

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Nova plantaçãoNova plantação
  • Alunos em ação 2Alunos em ação 2
  • Zezinho, o guardião da horta!Zezinho, o guardião da horta!
  • Alunos em açãoAlunos em ação
  • Mini estufasMini estufas
  • TomilhoTomilho
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1. Existe à 6 anos.

Área aproximada da horta

2. Tem uma área de 39,366 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

3. Como a escola se localiza numa área muito urbanizada, a maior parte dos alunos nunca contactaram com a atividade agrícola. A alimentação dos nossos jovens é pouco saudável, baseada em produtos vindos da agricultura de mercado, feita em moldes pouco sustentáveis e cujos alimentos chegam ao consumidor com resíduos de produtos químicos, comprovadamente nocivos para a saúde. Os objetivos deste projeto da Horta Biológica passam por fornecer aos alunos conhecimentos sobre os modos de produção biológica e o seu contributo para uma alimentação saudável. Desenvolve também o espírito de pertença a uma comunidade, de entreajuda, de solidariedade e de civismo. Tudo isto é conseguido de forma lúdica, tornando-se as atividades na horta um dos momentos preferidos pelos alunos

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

4. O espaço da horta já se tornou um ex-libris da escola, com direito a visita guiada para os encarregados de educação no início do ano letivo. A parte estética também não é descurada. As placas identificadoras das plantas, e os vários sistemas utilizados para afastar as pombas, desde o espantalho “Zezinho” até aos CDs, dão um colorido especial à horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia, Ed. Visual, Ciências Naturais e Ed. Física.
  • N.º de alunos envolvidos: 110
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

6. Têm oferecido sementes e plantas, a última foram 3 pés de maracujás que estão a começar a trepar pelo tronco da nespereira. Quando temos de encontrar alternativas aos pesticidas para controlar as pragas, os alunos levam a questão para por à família e têm chegado boas soluções, principalmente dadas pelos avós. A produção da horta, em anos anteriores, era dada a uma instituição de solidariedade que confecionava refeições para idosos mas como se percebeu que também tínhamos alunos de famílias carenciadas passou a mandar-se para estas famílias.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7. Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. Os alunos do Ensino Especial desenvolveram e demonstraram competências que os valorizaram perante as respetivas turmas, contribuindo assim para melhorar a sua autoestima. A comunidade educativa em geral, acarinha este projeto, aproveitando o espaço da horta como um local aprazível de convívio onde, por exemplo os professores, descomprimem durante os intervalos das aulas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

8. A horta é cultivada pelos alunos durante as horas do clube de Ed. Ambiental/Eco-Escolas e quando é necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia.

Como é feita a preparação do solo?

9. No início do ano letivo pede-se composto à Valorsul, que tem no município uma estação de valorização de resíduos orgânicos e para a qual a escola contribui com os restos de comida da cantina, ou seja, é troca por troca. Os funcionários preparam o solo, visto ser trabalho muito pesado para os alunos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

10. Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Tem sido difícil convencer os alunos a trazer de casa os resíduos de alimentos, além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade. Mesmo assim os compostores estão em funcionamento embora os resultados não sejam os melhores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

11. Alfaces de várias qualidades junto do alho francês e cebolas, diferentes variedades de couves, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã…

Como é feita a gestão da rega?

12. A rega é feita no fim das aulas pelos alunos e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

13. As pragas têm sido um problema mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado. Por exemplo a farinha nas couves para afastar as lagartas parecia estar a resultar se não fosse a chuva estragar a experiência!

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira vai para a papelaria onde alunos carenciados podem comprar material escolar com esta verba. No Dia de Atividades da escola (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma Feira de Agricultura Biológica.

 

Publicado por: Escolas EB 2,3 Roque Gameiro

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Professor coordenador da horta: Marta de Jesus Marques de Albuquerque