Escola EB 2,3 Julio Saúl- Dias

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Os compositores foram reabilitados e são o nosso aduboOs compositores foram reabilitados e são o nosso adubo
  • Esta fabulosa colheita foi distribuída pela comunidade com a mensagem de que é preciso comer mais legumesEsta fabulosa colheita foi distribuída pela comunidade com a mensagem de que é preciso comer mais legumes
  • O aluno mais empenhado na produção João Maia SantosO aluno mais empenhado na produção João Maia Santos
  • O desbravar da terra ao pé da estufaO desbravar da terra ao pé da estufa
  • Preparação 2ª plantação  deixando alface para sementePreparação 2ª plantação deixando alface para semente
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos

Área aproximada da horta

80m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aumentar o gosto pela natureza, conhecer métodos de produção alimentar, diminuir a indisciplina

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Devido à fase de transição para mega Agrupamento e também ao clima que vigorou este ano, parte do que foi projetado ficou adiado A horta é totalmente financiada por atividades desenvolvidas pelos alunos, nomeadamente, plantação de ervas aromáticas, recolha de garrafões e garrafas que são trocados por plantas ao horto parceiro e venda de plantas. Estas atividades também angariam verbas necessárias para a alimentação dos piriquitos e peixes.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Currículos especificos individuais, Ciências Naturais, Educação Física, Física e Quimica
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Para além da divulgação via associação de pais os alunos fotografam etapas e levam legumes produzidos para casa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Aulas com os alunos e alguns tempos livres com professores e alunos voluntários. Oficina de alunos com necessidades educativas especiais

Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente com auxílio de um motocultivador, em parceria com o srviços de jardins da Câmara Municipal de Vila do Conde. Em vasos, no processo de estacagem de ervas aromáticas , em parceria com o departamento de florestas da Câmara Municipal de Vila do Conde.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos recolhidos na cozinha, palha, resíduos dos cortes de relva na escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, pencas, feijões, tomates, abóboras salsa,

Como é feita a gestão da rega?

Automática, utilizando a água de um poço e manual utilizando uma mangueira adquirida para o efeito

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não foi efetuada este ano

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em virtude de o aval para trabalho se ter verificado mais tarde e de o tempo não permitir grandes trabalhos a horta iniciou-se mais tarde. Na parte dentro da estufa foi palntada alface com que os alunos confecionaram uma salada e na parte de fora couves, numa pequena parte. Foram estacadas dezenas de roseiras, entre outras plantas que serão plantadas em zonas de roseiral a criar. Foi semeada salsa para colocar em vasos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Julio Saúl- Dias

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Professor coordenador da horta: Maria Teresa Santos Soares da Silva