Escola EB1 de Abadias

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • A nossa horta tem sobrevivido e não está muito linda. De certeza que na primavera vai ficar maravilhosa.A nossa horta tem sobrevivido e não está muito linda. De certeza que na primavera vai ficar maravilhosa.
  • Morangos. Cresçam por favor! Ai uma saladinha sabia tão bem.Morangos. Cresçam por favor! Ai uma saladinha sabia tão bem.
  • Couves acabadas de plantar. Será que vão sobreviver a tanta chuva?Couves acabadas de plantar. Será que vão sobreviver a tanta chuva?
  • As cebolas crescem a bom ritmo. Estas vamos poder partilhar com os pais no mercadinho da primavera.As cebolas crescem a bom ritmo. Estas vamos poder partilhar com os pais no mercadinho da primavera.
  • Cenouras - Vamos ficar com olhos lindos.Cenouras - Vamos ficar com olhos lindos.
  • Espinafres - quando crescerem que bela sopinha vão dar.Espinafres - quando crescerem que bela sopinha vão dar.
  • A nossa alface roxa começa a crescer.A nossa alface roxa começa a crescer.
  • Ervas aromáticas - Só a salsa se vai salvando.Ervas aromáticas - Só a salsa se vai salvando.
  • As nossas couves, sobreviventes deste rigoroso inverno.As nossas couves, sobreviventes deste rigoroso inverno.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

Área aproximada da horta

8 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação para a criação da horta veio de anos anteriores e é uma prática escolar que os alunos já não dispensam. No início do ano letivo começam logo nas respetivas turmas a dividirem tarefas e a decidirem o que pretendem semear ou plantar. Este ano os objectivos definidos para esta iniciativa foram: Participar ativamente no embelezamento dos espaços exteriores. Desenvolver o conhecimento dos alunos relativamente às espécies animais e vegetais existentes em habitats próximos da escola. Sensibilizar para a importância da biodiversidade nos diversos habitats explorados. Pesquisar e divulgar informação sobre agricultura biológica. Consciencializar os alunos para a importância da agricultura tradicional na preservação da qualidade do meio ambiente. Fomentar no aluno comportamentos conducentes a uma política de desenvolvimento sustentável. A ideia base era ao mesmo tempo que os alunos percebiam a importância da agricultura biológica e de como se pode melhorar o ambiente através de pequenas ações, pudessem contribuir para a alteração dos hábitos de consumo familiares, através de pequenas iniciativas agrícolas, mesmo em apartamentos ou casas sem quintal.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto decorreu essencialmente do facto, de pretendermos que as ações pró-ambientais se estendessem às famílias. Este objetivo foi conseguido através de várias iniciativas ao longo do ano, envolvendo as famílias: 1º Solicitar a sua participação para o tratamento do solo e recolha de sementes e plantas. 2º Solicitar o seu envolvimento na decoração dos espaços exteriores, circundantes à horta , procurando soluções criativas e inovadoras. Foi assim, que se decidiu fazer plantações de flores, ervas aromáticas e morangos em garrafões de água, trazidos pelas famílias e decorados pelos alunos. 3º Criação de pequenas incubadoras de ervas aromáticas, que os alunos trataram na sala e que posteriormente ofereceram aos pais para continuarem esse trabalho em casa. 4º Venda dos produtos obtidos na horta (alfaces, couves, ervas aromáticas, cebolas, cenouras no mercadinho da escola realizado a 23 de maio, onde a participação dos pais superou as nossas expetativas. Assim, eles perceberam a importância destas ações em prole de um mundo mais sustentável e os depoimentos de alguns pais, relativamente ao que tinham passado a cultivar em casa, nas varandas, jardins e canteiros, revelaram que o nosso objetivo foi conseguido.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 13
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Educação para a cidadania.
  • N.º de alunos envolvidos: 256
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 22

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas desde o primeiro dia de aulas em todas as iniciativas da escola. Na primeira semana realizam-se reuniões com todos os pais e encarregados de educação, com o objetivo de lhes dar a conhecer o plano de atividades anual, de solicitar a sua participação ativa no mesmo e de pedir sugestões de atividades a incluir no plano. Posteriormente o plano é enviado a todos com a respetiva calendarização, de modo a que possam organizar a sua participação e envolvimento. Este ano foi também solicitada a participação dos mais velhos (avós) pois pretendemos fazer uma recolha de «mezinhas» utilizadas na agricultura tradicional como adubos ou fertilizantes. Esta atividade foi interessantíssima, pois algumas avós até vieram à escola explicar como utilizavam essas técnicas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta teve o impacto já descrito anteriormente com o envolvimento e a participação ativa de todos e com a extensão das nossas práticas para o ambiente familiar. Para este sucesso também contribuiu muito a Associação de Pais da escola, que esteve sempre presente em todas as atividades. As atividades desenvolvidas no âmbito da horta e da eco-escola também foram divulgadas no jornal da escola «Abadicas» com tiragem de 300 exemplares, na revista «Con textos do Agrupamento» e na página de facebook do agrupamento. Mas sem dúvida o melhor impacto verificado foi o empenho, dedicação e participação de todos os alunos, desde os mais pequenos até aos do 4º ano, bem como da maioria dos pais e encarregados de educação.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de acordo com o calendário agrícola de sementeiras, plantações, tarefas de cuidados continuados, regas e colheitas. As tarefas são repartidas por todas as 11 turmas da escola, sendo cada turma responsável por um talhão da horta. A repartição entre alunos da turma é feita através de um calendário mensal, rotativamente, de modo a que todas as crianças participem na manutenção da nossa horta.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é de natureza muito argilosa, não sendo fácil o seu tratamento, sobretudo este ano, devido aos condicionalismos impostos pelas condições atmosféricas do inverno. No entanto, o terreno foi preparado de forma manual, com a ajuda de pais e assistentes operacionais da escola. Foi solicitada a ajuda do horto municipal, para a fresagem final do terreno, mas este processo revelou-se moroso e tivemos que avançar de forma manual. As ervas colhidas foram utilizadas no compustor.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a ajuda das famílias, pois como as refeições servidas na cantina não são confeccionadas na escola, temos que recorrer à ajuda externa. Assim, pais, alunos e professores trazem para a escola, os restos da alimentação de suas casas ( cascas de verduras e frutas). As ervas colhidas na horta e espaços envolventes também são usadas no compostor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura / alho francês Alface/cebola Couve / espinafre Nestas culturas foi utilizado o sistema de consorciação mista. Foi ainda usado na fronteira a plantação de manjericos para afastar moscas e vespas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no Inverno com recurso a regadores, dado que como chove bastante não é necessário utilizar grandes quantidades de água. No tempo quente e dado que o terreno é argiloso e absorve muita água utiliza-se a mangueira, com uso de um bico doseador de modo a controlar a saída excessiva de água e é feita de forma localizada, para que se mantenham os consumos de água em níveis aceitáveis, dado que uma das preocupações no plano de ação era baixar os consumos de água da escola, controlados através de registo semanais. Como este ano foi particularmente chuvoso só foi necessário recorrer ao uso da mangueira nos meses de maio e junho.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Fizeram-se etiquetas para os canteiros e registou-se o desenvolvimento da germinação das plantas. Á medida que se ia registando este desenvolvimento detetavam-se a existência de pragas ou doenças nas plantas. Esta ação permitiu também a observação direta de alguns animais. Para a observação mais cuidada de algumas espécies muito pequenas foi utilizada a lupa binocular e os alunos tiveram oportunidade de estudar esses animais na discilina de estudo do meio. Embora não se tenham verificado grandes pragas e doenças, foram utilizadas algumas dicas das avós para a prevenção de doenças. Foram semeados manjericos que ajudam a afastar moscas e vespas. Foi utilizado um pesticida biológico, feito à base de urtigas maceradas e água, para proteger os vegetais do piolho. Experimentámos ainda o uso de plantas consociadas para evitar problemas nalgumas espécies.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Relacionado com a horta foi organizada a confeção de sopas e saladas. Foi realizado o Mercadinho do Abadicas - Abadicas é a mascote da escola. Neste mercado venderam-se produtos da horta: ervas aromáticas, alfaces, couves e também flores e outras plantas criadas nos espaços exteriores e interiores da escola. Participámos no concurso valorfito - calendário e almanaque. Este último contém as dicas das avós referentes a controlo de pragas e doenças com pesticidas biológicos e outras dicas de consorciação. ( ver almanaque em desafio valorfito). O calendário foi baseado em provérbios populares relacionados com a agricultura e elaborado com materiais reciclados, de referir que ganhámos este desafio e o calendário foi impresso e distribuído pela valorfito. Exploração da biodiversidade da horta, com atividades de observação e registo. Plantações de flores e morangos em garrafões de água reciclados e pintados pelos alunos e que enfeitam o espaço exterior do edifício escolar. Confeção de doce de abóbora para venda à comunidade escolar Histórias da Horta - Criação de histórias a partir de desenhos de frutos e vegetais inseridos numa panela. Os alunos vão retirando os vegetais sem verem e têm que inventar uma história com eles. Incubadora de ervas aromáticas - sementeiras feitas em copos de gelatina, para os alunos levarem para casa e incentivarem os pais a adotarem estas práticas.

 

Publicado por: Escola EB1 de Abadias

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Professor coordenador da horta: Olga Maria Dias Marques Gaspar