Escola EB 2,3 de Freiria

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • O trabalho  da horta biológica está a decorrer como é vísivel na foto que enviamos em anexo. No entanto, por motivos  de mau tempo nos meses de inverno, não nos foi

 possível cuidar da horta como desejaríamos. Brevemente enviaremos  mais fotos.O trabalho da horta biológica está a decorrer como é vísivel na foto que enviamos em anexo. No entanto, por motivos de mau tempo nos meses de inverno, não nos foi possível cuidar da horta como desejaríamos. Brevemente enviaremos mais fotos.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de seis anos. A estufa foi construída há quatro anos.

Área aproximada da horta

Cerca de 10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-Sensibilizar para a importância d as questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação. -Promover /valorizar o contacto com a terra e a aquisição de conhecimentos: jardinagem/horticultura/compostagem. -Adquirir competências pessoais/sociais valorizadas, que tornem o aluno útil e reconhecido na família e na comunidade. -Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas e a influência dos factores ambientais . - Promover atividades práticas e funcionais úteis para a vida ativa.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A valorização pessoal e social dos alunos que desenvolveram este projeto (alunos com necessidades educativas especiais); A sensibilização, na família e na escola, para a importância da produção e consumo de produtos biológicos; Participação da comunidade educativa no desenvolvimento destas atividades.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos:
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Oficina dos saberes, Jardinagem, Horticultura
  • N.º de alunos envolvidos: 6
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participaram sempre que podiam fornecendo sementes e alguns utensílios para trabalhar na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos da horta estiveram expostos na escola (na sala de professores e no átrio principal, no dia da Mãe) e na Feira da primavera, em Torres Vedras. O projeto da horta foi um alicerce fundamental para a participação no concurso Valorfito - Almanaque.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita no horário da área de Oficina dos Saberes, quatro vezes por semana, duas delas com o acompanhamento de um jardineiro da Câmara Municipal de Torres Vedras. O número de alunos era alternado, em cada um dos dias iriam três a quatro alunos, acompanhados por um professor e o jardineiro.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi trabalhado por uma máquina da Câmara Municipal de Torres Vedras e manualmente pelos alunos, uma vez que o solo é argiloso e com muitas pedras soltas, o que o torna difícil de trabalhar. Os alunos esforçaram-se por tornar a terra mais produtiva. A Câmara também contribuiu com terra fértil .

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Diariamente eram recolhidos os resíduos orgânicos do refeitório e do bar, por alunos do Clube do Ambiente e pelos alunos da Oficina dos Saberes. Sempre que necessário alternávamos com "secos".

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, courgetes, favas, nabiças, abóboras e plantas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente, no período da manhã, sempre que necessário, por um aluno previamente encarregue para o efeito.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo de pragas era feito fundamentalmente através das ervas aromáticas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

joaninhas, borboletas, aves

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação na Feira da Primavera e no concurso Valorfito - Almanaque. Confeção de alimentos (bolos confecionados com courgetes...) e construção de um jogo sobre "Amigos e inimigos" para a realização de consignações, para aplicação na própria horta..

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Freiria

avatar

Professor coordenador da horta: Albertina Miranda