Escola EB 2,3 Caldas das Taipas

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno em novembro.Preparação do terreno em novembro.
  • Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (aluno e professora).Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (aluno e professora).
  • Hortaliças em dezembro.Hortaliças em dezembro.
  • Favas e compostagem associada à horta em novembro.Favas e compostagem associada à horta em novembro.
  • Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (aluno e auxiliar de educação).Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (aluno e auxiliar de educação).
  • Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (alunos eprofessores).Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (alunos eprofessores).
  • Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (alunos, professores e auxiliares de educação).Preparação do terreno em novembro pela equipa de educação especial (alunos, professores e auxiliares de educação).
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há aproximadamente dois anos.

Área aproximada da horta

A área aproximada da horta é 180m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar em todos os elementos envolvidos no processo, uma nova relação com o meio ambiente sensibilizando para práticas ambientais equilibradas e de sustentabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os custos de execução e manutenção são comportados pelo grupo de Educação Especial. Os principais atores são alunos de educação especial.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação especial
  • N.º de alunos envolvidos: 17
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Especial.

Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias é feito através do consumo dos produtos da horta e fornecimento de plantas novas e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos da escola mostraram interesse pelo trabalho desenvolvido e a comunidade valorizou a ocupação de um terreno desocupado.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada em função do horário de alunos e professores. As tarefas são orientadas por um professor e executadas pelos outros professores, auxiliar e um grupo de alunos, em função das suas capacidades.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente e com a ajuda de uma motoenxada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Sim. Foi feita compostagem num compostor construido pelos alunos de Educação Especial sob orientação dum professor de Educação Tecnológica no âmbito do projeto do Aluno Empreendedor. Foi feita com todos os detritos da horta, folhas secas, detritos da cozinha e do bar da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes são: couve galega / couve-flor; salsa/coentros/orégãos; brócolos/ alfaces; espinafres/ alhos/ alho francês, cebolas, alface de inverno, batata, feijão, abóbora, curgete, pimentos, malagueta, feijão verde, favas, ervilhas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por aspersão e manualmente. Por grupos de alunos sob orientação de um adulto, escalonados para o efeito.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo de pragas é feito através da associação de plantas aromáticas, com a aplicação se saponárias e cinza.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Existem alguns animais ligados à horta que são minhocas e insetos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As atividades realizadas em torno da horta, foram a venda de legumes, sementes e a confeção de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Caldas das Taipas

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Professor coordenador da horta: Helena Leite