Centro Social Infantil de Aguada de Baixo

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Quem gosta de alface? Eu... eu... Estas acabaram de sair da maternidade... o nosso germinador... E têm de ser muito protegidas, para crescerem saudáveis!Quem gosta de alface? Eu... eu... Estas acabaram de sair da maternidade... o nosso germinador... E têm de ser muito protegidas, para crescerem saudáveis!
  • No interior da estufa, o terreno está a ser trabalho e pequenos seres vivos começam a dar o ar da sua graça!No interior da estufa, o terreno está a ser trabalho e pequenos seres vivos começam a dar o ar da sua graça!
  • Para daqui a pouco tempo podermos comer deliciosos morangos, primeiro temos de os cultivar!Para daqui a pouco tempo podermos comer deliciosos morangos, primeiro temos de os cultivar!
  • É preciso, forrar a terra em determinadas regiões, para que as ervas não cresçam.É preciso, forrar a terra em determinadas regiões, para que as ervas não cresçam.
  • No exterior já se trabalha a terra, para as plantações que se avizinham das batatas.No exterior já se trabalha a terra, para as plantações que se avizinham das batatas.
  • A primeira fase de construção da nossa horta vertical foi pedir aos nossos pais que arranjassem garrafões para que os nossos meninos pudessem construí-la.A primeira fase de construção da nossa horta vertical foi pedir aos nossos pais que arranjassem garrafões para que os nossos meninos pudessem construí-la.
  • A primeira fase de construção da nossa horta vertical foi pedir aos nossos pais que arranjassem garrafões para que os nossos meninos pudessem construí-la.A primeira fase de construção da nossa horta vertical foi pedir aos nossos pais que arranjassem garrafões para que os nossos meninos pudessem construí-la.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2001.

Área aproximada da horta

1 hectar

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Quinta Biológica "Da Terra" nasceu da vontade do Centro Social Infantil, em Novembro de 2001, tendo em vista combater alguma problemáticas sociais com maior expressão no nosso concelho e, muito em especial, nesta freguesia - Aguada de Baixo. Esta tem como principais objetivos: • Produzir e comercializar produtos biológicos certificados e de qualidade; • Consciencializar para as vantagens de uma alimentação saudável e equilibrada; • Promover a educação / sensibilização ambiental de forma a contribuir para a adopção de comportamentos responsáveis face a saúde e ao ambiente • Promover a integração sócio-profissional; • Promover acções de formação no âmbito da Agricultura Biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A abertura da mesma a escola circunvizinhas, nomeadamente eco-escolas, para a realização de atividades pedagógicas, como visitas de estudo ou outras. A integração socio-profissional de indivíduos em desvantagem social. A dinamização do projeto "Da Terra" - Centro de Educação Alimentar e Ambiental, premiado pela autarquia local ao nível da Agenda 21 Local. Sensibilização para a adesão ao movimento "Não ao Glifosato", quer juntos das autarquias, quer junto da comunidade educativa/local.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Conhecimento do mundo, Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 15
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

Tendo em conta a ruralidade do meio em que nos inserimos, o envolvimento das famílias nestas atividades assume-se mais difícil, uma vez que elas próprias têm as suas hortas. Assim, o principal envolvimento relaciona-se com a sensibilização para a adoção de práticas bio nas suas próprias hortas, sendo as crianças/seus educandos veículos de informação e boas práticas a este nível. Simultaneamente, em determinados períodos do ano são realizadas atividades para as quais os encarregados de educação e a comunidade em geral são convidados, que visam o estreitamento de relações com as práticas agrícolas em questão. Nas ementas são utilizados produtos hortícolas de produção biológica, local, e os pais poderão levar sopa para casa, já confeccionada ou adquirir os produtos hortícolas biológicos no mercadinho semanal realizado na instituição.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Anexam-se imagens que demonstram a riqueza e diversidade de atividades decorrentes da dinamização da horta (quinta) da instituição. - Participação e dinamização do mercadinho biológico da cidade; - Dinamização de ações de formação para a comunidade - ex. produção de cogumelos em borra de café; - Dinamização de visitas de estudo para a comunidade escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dispomos de 2 funcionários estritamente responsáveis pela manutenção da horta e produção de hortícolas para as nossas refeições. Sempre que possível os professores e alunos participação nas atividades de preparação, tratamento e colheita dos produtos.

Como é feita a preparação do solo?

Com reduzida mobilização do solo, e com composto.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida, folhas secas...

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve lombarda, beterraba, alho francês, batata, maravilhas, erva príncipe, feijão verde, morangos...

Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota e chuveiro.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Registo, avaliação pelos técnicos no local, tratamento com caldas/preparações homolgadas pela agricultura biológica.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Rãs, peixe, cobra do lago, abelhas, pássaros, joaninhas, pulgões...

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Mercadinho biológico; - Confeção de alimentos - dinamização de workshops saudáveis; - Visitas de estudo; - Concurso de espantalhos - comemoração do dia mundial do ambiente; - ...

 

Publicado por: Centro Social Infantil de Aguada de Baixo

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Patrícia Coutinho de Oliveira