Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Recuperação e pintura de caixas de madeira (contentores para os recipientes das plantas).Recuperação e pintura de caixas de madeira (contentores para os recipientes das plantas).
  • Recuperação e pintura de pneus (contentores / recipientes para a plantação).Recuperação e pintura de pneus (contentores / recipientes para a plantação).
  • Recuperação de placas de madeira para a criação da sinalização da horta e identificação das diversas plantas.Recuperação de placas de madeira para a criação da sinalização da horta e identificação das diversas plantas.
  • Organização dos vários elementos (contentores) no espaço.Organização dos vários elementos (contentores) no espaço.
  • Criação de ilhas de pneus (organização dos elementos no espaço).Criação de ilhas de pneus (organização dos elementos no espaço).
  • Disposição e montagem dos elementos no espaço.Disposição e montagem dos elementos no espaço.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola nunca teve uma horta.

Área aproximada da horta

12m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- O facto de não existir uma horta na escola; - Promover a agricultura biológica na escola e o consumo de produtos biológicos; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para a sua educação alimentar; - Identificar ervas aromáticas e ervas de chá (com fins terapêuticos).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Recuperação de materiais e objetos diversos para a criação de contentores e recipientes para as plantas; - Possível consumo dos bens produzidos na cozinha e bar da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Trabalhos Oficinais (PCA)
  • N.º de alunos envolvidos: 15
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Uma vez que a horta foi criada apenas neste ano letivo, não foi contemplado ainda um envolvimento ativo por parte das famílias. Porém, aos alunos envolvidos na execução da horta foi solicitado, dentro das suas possibilidades no meio familiar, a contribuição de sementes ou ervas / plantas aromáticas e de chá, para integração na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Maior concentração e convívio entre os alunos, no espaço de implementação da horta; - Participação ativa de alguns alunos e funcionários na manutenção da horta; - Organização do convívio_ chá e lanche partilhado entre alunos e professores da turma do PCA3C8, com as ervas de chá biológicas produzidas na horta da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criada uma tabela de controlo da manutenção da horta, onde são registados os seguintes dados: a data e hora da tarefa; o tipo de tarefa realizada (p.e.: rega, limpeza de ervas daninhas, etc.); o nome do responsável pela tarefa; e o ano / turma do mesmo. A referida tabela permanece na reprografia da escola, sob a responsabilidade do funcionário presente nesta área de serviço, e deverá ser preenchida logo após qualquer atividade realizada na horta. Os alunos selecionados para colaborarem na manutenção da horta, têm conhecimento do funcionamento da tabela e estão sensibilizados para a importância da atualização da mesma.

Como é feita a preparação do solo?

O substrato utilizado para os canteiros da horta foi preparado do seguinte modo: num primeiro momento, procedeu-se à limpeza do mesmo, retirando pedras e outros elementos de forma à terra ficar menos compactada; depois foi misturado adubo natural de origem animal com a terra, de forma a tornar o substrato mais rico e fértil.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Não foram instaladas consociações, uma vez que cada planta encontra-se num canteiro individual.

Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita através da tabela de monitorização criada e por observação direta por parte dos professores, alunos e funcionários envolvidos no projeto.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Concurso/ votação para seleção do espantalho destinado à horta da escola; - Formação sobre agricultura biológica, disponibilizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol

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Professor coordenador da horta: Sofia Lemos e Orlando Ribeiro