Escola EB1/PE do Jardim da Serra

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A HORTA DA ESCOLA,  ANTESA HORTA DA ESCOLA, ANTES
  • A HORTA DA ESCOLA, DEPOISA HORTA DA ESCOLA, DEPOIS
  • OS ALUNOS SEMEIAM OS VEGETAISOS ALUNOS SEMEIAM OS VEGETAIS
  • AS CRIANÇAS ADORAM SUJAR AS MÃOS NA TERRAAS CRIANÇAS ADORAM SUJAR AS MÃOS NA TERRA
  • A HORTA DA ESCOLAA HORTA DA ESCOLA
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 6 anos

Área aproximada da horta

25m quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada para incentivar a comunidade escolar a praticar agricultura biológica. Como é uma aldeia com vários agricultores, faz todo o sentido a escola motivar a comunidade para a sua prática.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Neste projeto toda a comunidade escolar participa, desde alunos, professores, assistentes operacionais, assistente técnica, encarregados de educação e avós. Os funcionários da quinta Leonor ( quinta que fica ao lado da escola) colaboram com a escola sempre que lhes é pedido. A horta está dividida em 6 partes, uma parte para cada turma (1º, 2º, 3º, 4º e pré). O cantinho das ervas aromáticas ficou destinado para as senhoras funcionárias que organizaram os chás biológicos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 22
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, matemática, português
  • N.º de alunos envolvidos: 84
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 12
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos os encarregados de educação que quiseram participar

Como são envolvidas as famílias?

Foi elaborada uma grelha, em que uma vez por semana, alunos, professores, assistentes operacionais, assistente técnica e encarregados de educação iriam à horta da turma a que estavam destinados. Os alunos do 2º ano também convidaram os seus avós a colaborarem na horta biológica e a partilharem o seu saber com todos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Podemos destacar a criação de um banco de sementes, de chás biológicos, a visita dos avós à horta, a análise do composto criado com restos da cozinha da escola, a aprendizagem da técnica de empalhamento com ajuda de 2 engenheiras que foram à escola dar uma ação de sensibilização aos alunos sobre agricultura biológica e a decoração da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada período é elaborada uma grelha para cada turma. Por semana iam 2 ou 3 alunos de cada turma trabalham na horta acompanhados com professores, assistentes operacionais e encarregados de educação se pudessem. Cada turma trabalhava na sua horta.

Como é feita a preparação do solo?

Em primeiro lugar colocámos composto, de seguida regámos e depois semeámos ou plantamos. Temos ervas aromáticas, tremoceiros e outras plantas para azotar a terra. Este ano letivo também aprendemos a técnica de empalhamento.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos vindos da cozinha (cascas de laranja, de maça, e outros). Também usamos folhas secas e deitamos água. Temos 2 compostores, enquanto que um se transforma em composto, o outro está a ser utilizado.

Quais as culturas / consociações instaladas?

alface, cenoura, batata; abóbora, feijão, milho.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através de uma ligação que temos juntamente com a quinta Leonor.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através do empalhamento e da presença de plantas que servem para afastar os bichos que não são bem vindos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Pássaros, caracóis e outros.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos e venda de alguns alimentos, criação do banco de sementes, criação dos chás biológicos.

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Jardim da Serra

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Paula Silva de Almeida