Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Centro de compostagemCentro de compostagem
  • Panorama da horta vista de oeste para este. São visíveis algumas culturas de inverno  e o c omposto  disponibilizado pela Câmara Municipal de LeiriaPanorama da horta vista de oeste para este. São visíveis algumas culturas de inverno e o c omposto disponibilizado pela Câmara Municipal de Leiria
  • Panorama da horta vista de este para oeste. São visíveis algumas culturas de inverno e a sebe já podada para permitir a entrada de sol.Panorama da horta vista de este para oeste. São visíveis algumas culturas de inverno e a sebe já podada para permitir a entrada de sol.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos

Área aproximada da horta

160m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Objetivos a desenvolver: Aprender a fazer agricultura biológica; Aprender a fazer compostagem; colher produtos para venda para o projeto social utilizar produtos na confeção de alimentos na cantina em alturas especiais; Desenvolver atividades com alunos de necessidades educativas especiais; cultivar espaços verdes "abandonados" Desenvolver espírito comunitário "Investigar o funcionamento do ecossistema horta"

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta biológica da ESALV está organizada em talhões que são anualmente postos a concurso a toda a comunidade escolar. Os interessados(no mínimo duas pessoas por talhão) têm que se inscrever e comprometer-se a trabalhar nos moldes da agricultura biológica. Podem usufruir dos produtos hortícolas , mas quando se fazem “mini-mercados” têm que contribuir com alguns produtos que são vendidos à comunidade escolar e que revertem a favor do Projeto Social da Escola. há dias especiais, como o dia Mundial da Alimentação em que são feitas saladas e sopas bilógicas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: CN; Biologia;Educação Tecnológica;Português;Área de Integração
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Colaboram na dádiva de sementes quando não são suficientes as do ano anterior. Fornecem algumas plantas; Há um elemento da comunidade de ajuda a arranjar canas para servirem de guia das plantas. Um avô arranja estrume de coelho manso para servir de repelente dos bravos. Dão conselhos sobre a forma de cultivar, cuidar e até de plantar e apanhar os produtos hortícolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No dia Eco-ESALV é costume convidar uma turma do 1ºciclo a visitar a horta, fazer jogos de identificação das plantas, recorrendo a todos os sentidos, sendo premiados os vencedores com um produto hortícola que haja em quantidade suficiente. A horta consegue colaborar no Projeto Social. A horta é um local de referência para quem nos visita. Os alunos respeitam o espaço e até gostam de colher alguns morangos ou frutos de árvores como figueiras, damasqueiro, tendo sempre o cuidado de não danificar o lugar. É no entanto difícil conseguir a participação dos alunos mais velhos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo Eco-Escola possui também um talhão, não sujeito a concurso, e preocupa-se em guardar sementes, dos anos anteriores, para depois fornecer algumas plantas aos participantes no trabalho. Após a atribuição dos talhões é feita uma sessão de informação/formação aos detentores dos talhões.Posteriormente os responsáveis dos talhões preparam o solo recorrendo a alfaias manuais disponibilizadas pela escola. e utilizando o composto produzido pela própria escola. Por vezes, quando se justifica a área. a terra é fresada com o apoio de um funcionário ou de um professor . As tarefas são da responsabilidade do detentor de cada talhão, havendo uma escala de responsáveis para fazer a compostagem e para a rega ser feita a horas de menos calor. Há um professor do programa Eco-Escolas que fica responsável por resolver ou encaminhar os problemas que por ventura se criem para serem selecionados. Há reuniões pontuais para acertar trabalhos s tarefas são da responsabilidade do detentor de cada talhão, havendo uma escala de responsáveis para fazer a compostagem e para a rega ser feita a horas de menos calor. Há um professor do programa Eco-Escolas que fica responsável por resolver ou encaminhar os problemas que por ventura se criem para serem selecionados. Há reuniões pontuais para acertar trabalhos

Como é feita a preparação do solo?

Em Setembro, antes da atribuição dos talhões , enquanto decorria o concurso, o terreno foi fresado por um professor, para enterrar alguns restos de plantas da cultura anterior e ervas que cresceram na horta durante as férias. O composto trazido pela Câmara foi distribuído nos terrenos por todos os elementos da horta e alguns alunos voluntários. O composto produzido na escola é utilizado conforme as necessidades das culturas em cada talhão ao longo do ano, principalmente no terreno de horta acrescentado no ano anterior que ainda está muito pobre. Além disso o composto trazido pela Câmara Municipal é muito grosseiro e leva certo tempo a originar nutrientes, pelo que foi distribuído por toda a horta e enterrado. Os detentores de cada talhão são responsáveis pela preparação específica do solo quando fazem as culturas. Por vezes utiliza-se plástico preto para inibir o crescimento de ervas daninhas e proteger o solo, durante o inverno da lixiviação de nutrientes.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos da cantina, de origem vegetal, resultantes da preparação das refeições, cascas de fruta separadas pelos alunos e funcionários no final da refeição, resíduos do jardim recolhidos pelos funcionários da CERCILEI ,folhas secas apanhadas no outono em terreno anexo ao pavilhão da escola. Em cada dia da semana há professores e alunos responsáveis por encaminhar os resíduos da cantina para o centro de compostagem, acrescentá-los ao compostor e adicionar secos guardados para esse fim no outono

Quais as culturas / consociações instaladas?

São cultivadas alfaces, couves (Galega, coração, penca, brócolos, lombarda) ervilheiras, faveiras, pepineiros, pimenteiros, salsa, coentros, rúcula, morangueiros, vários tipos de alface, corgetes, feijoeiros, aboboreira, espinafre, batateiras, cenouras, beringela. Não se respeita muito as consociações estipuladas pela bibliografia, porque as culturas são arrancadas e substituídas por outras conforme o espaço existente. Existem também várias plantas aromáticas num canteiro central da horta dos talhões a concurso intra escola onde são cultivadas plantas aromáticas,bem como em locais estratégicos das culturas.As plantas aromáticas e ou auxiliares cultivadas são: alecrim, alfazema, calêndula, cravo túnico, arruda, pelargónio,a bsinto, hipericão do Gerês,caril,lípia alba,salva, erva-príncipe, hortelã, vários tipos de menta entre as quais poejo, incenso, rosmaninho, santolina e erva-cidreira.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã ou ao fim da tarde. Existe um sistema rotativo de responsáveis pelos talhões para o fazer. Pena é depender da água da companhia (com cloro) para fazer a rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita prevenção de fungos com infusão de cavalinha que os professores mais responsáveis pelo projeto confecionam e distribuem pelos responsáveis dos talhões para a aplicarem todos ao mesmo tempo. Também se faz prevenção de insetos com infusão de absinto seguindo as mesmas normas que as aplicadas nos fungos. Solução de sabão potassa também tem sido utilizada essencialmente nos pulgões das faveiras e feijoeiros e mais concentrada nos ninhos de formigas. Existem plantas auxiliares espalhadas pela horta, aromáticas ou não. Por exemplo quanto se deteta alguma erva daninha preferida pelas pragas como por exemplo as malvas deixa-se coexistir com as culturas. Cultivam-se algumas plantas de flores como a Calêndula e cravo túnico, espalhadas pela horta. Existe um canteiro de aromáticas no centro da horta. Para o combate aos caracois o que se tem tornado difícil, opta-se pela eliminação manual dispondo os cadáveres à volta da horta,. Já se têm feito armadilhas com cerveja, mas pouco têm resultado. Já se tentou espalhar serradura á volta, mas dada a dimensão da horta também pouco resultado se obtém. Outro problema é a defesa dos coelhos que atacam algumas plantas jovens(couves, cenouras, etc). Tem-se utilizado rede nos sítios por onde eles mais entram, colocam-se garrafões de plástico á volta de cada planta e também se tem utilizado sacos com estrume de coelho, furados, em locais estratégicos. Alguns tomateiros têm mostrado folhas enroladas que parece ter a ver com vírus. Tem se conseguido travar a doença matando os insetos (vetores transportadores) com infusão de absinto e solução de sabão potassa.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Quando se fazem “mini-mercados” de produtos biológicos os detentores dos talhões têm que contribuir com alguns produtos que são vendidos à comunidade escolar em que parte do dinheiro reverte a favor do Projeto Social da Escola e outra parte é utilizado para auto sustentabilidade monetária da horta: reparações de mangueira, de torneiras, compra de alfaias agrícolas Na altura de “fartura de produtos “ fornece-se a cantina com alface para uma salada biológica ou legumes para uma sopa sendo divulgada essa informação. No dia da alimentação uma das cozinheiras “publicou” para os comensais a receita da sopa confecionada com produtos da horta. No final do ano elege-se a melhor horta de acordo com regulamento feito para o concurso e entrega-se um diploma no dia Eco-ESALV e um pequeno prémio aos vencedores.

 

Publicado por: Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

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Professor coordenador da horta: Maria do Céu dos Santos Neto