Escola EB1/JI de Santo António (Ponta Delgada)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • HortaHorta
  • TRABALHANDO AS COUVESTRABALHANDO AS COUVES
  • COMPOSTORCOMPOSTOR
  • PLANTIO DE ALFACESPLANTIO DE ALFACES
  • SEMENTEIRA NA ESTUFASEMENTEIRA NA ESTUFA
  • ESQUEMA DA HORTA. Não consegui inserir nos anexos.ESQUEMA DA HORTA. Não consegui inserir nos anexos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2006/2007

Área aproximada da horta

90 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta nasceu com o inicio da implementação do programa Eco-Escolas e foi criada em parceria com a Associação Norte Crescente que fornecia um engenheiro agrícola que dava aulas teóricas e práticas aos alunos dos terceiros e quartos anos. Começou por ser pequena mas foi crescendo com a participação de todas as turmas da escola, do Jardim de Infância ao quarto ano. Esta tem como objetivos os seguintes: - Valorização do espaço exterior da escola - Fomentar a aprendizagem de boas práticas agrícolas, incutindo nas crianças o gosto pelo cultivo da terra - Promover o contacto dos alunos com a terra e os produtos que dela provêm - Criar hábitos de manutenção do espaço cultivado - Esclarecer sobre o conceito de compostagem - Transmitir à população escolar e aos respetivos agregados familiares, as vantagens associadas à reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem - Desenvolver uma atitude responsável, individual e coletiva, na preservação do ambiente. - Praticar a agricultura biológica. - Promover a sustentabilidade

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É feito por crianças e é para elas. É uma atividade que pode ser realizada dentro e fora dos tempos letivos e de grande interesse para todos. A transmissão de boas práticas agrícolas e de hábitos saudáveis despertou interesse na comunidade em geral e os produtos da horta são apreciados por todos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressão Plástica
  • N.º de alunos envolvidos: 119
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a depositar os resíduos no nosso compostor, oferecem sementes e recebem e trocam informação sobre algumas práticas, nomeadamente na conservação de sementes e do controlo de pragas.. Os produtos da horta são distribuídos pelas crianças que os levam para casa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que não gostavam, nem comiam legumes passaram a consumi-los e adquiriram gosto pelos seus legumes. alguns dos alunos construíram pequenas hortas nos seus quintais.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As atividades da horta são organizadas pelos alunos do conselho Eco-Escolas e pela professora coordenadora. A sua manutenção é feita por todos os intervenientes mas, por vezes, é necessária a intervenção dos funcionários da Junta de Freguesia ou de um motocultivador da Câmara Municipal.

Como é feita a preparação do solo?

Os alunos arrancam as ervas daninhas e depois de cavado ou lavrado o solo é limpo de pequenas pedras, pelas crianças e elas próprias misturam o composto na terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Perto da horta existe uma pequena cerca feita de paletas de madeira onde são depositados os restos dos almoços da escola e outros vindos de casa: restos de legumes e de frutas, farpas e farelo de madeira, verduras de podas de árvores, folhas de milho, folhas secas, cascas de ovos, ..., tentando por alternadamente as várias camadas: secos/verdes. Quando está cheio é revolvido e fica em repouso.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta cultivamos: salsa, cenouras, alfaces, cebolas, agrião, feijão, milho, ervilhas, batata doce, batata inglesa, inhames, favas, chá ... Consociações habituais: -Milho/ervilhas -Couve/alface - Batata/feijão

Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos maiores com o supervisionamento dos adultos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com armadilhas, fitas e sacos de plástico suspensos sobre as culturas e deposição no solo de farelo de madeira e ou cinzas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

São confeccionadas, por vezes, saladas para os almoços.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Santo António (Ponta Delgada)

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Francisca de Oliveira Tavares Soares