Escola Secundária do Lumiar

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Tufo de NarcisosTufo de Narcisos
  • Poda de RoseirasPoda de Roseiras
  • Plantação de limoeiroPlantação de limoeiro
  • Panorâmica geral da vinhaPanorâmica geral da vinha
  • Avô Adelino prepara o soloAvô Adelino prepara o solo
  • Moinho de vento do poço da hortaMoinho de vento do poço da horta
  • Lotes semeados cultura de invernoLotes semeados cultura de inverno
  • Estacaria de RoseirasEstacaria de Roseiras
  • Compostor 1Compostor 1
  • Citrino do PomarCitrino do Pomar
  • Casa de PássarosCasa de Pássaros
  • Matéria orgânica para o compostorMatéria orgânica para o compostor
  • Aloe vera em flôrAloe vera em flôr
  • Alfobre de CebolinhoAlfobre de Cebolinho
  • Poda de RoseirasPoda de Roseiras
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 31 de Outubro de 2013

Área aproximada da horta

aproximadamente 270 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta integra o Projeto Horta Urbana em Ambiente Escolar (PHUAE) que procura aplicar os princípios associados às hortas urbanas escolares ou pedagógicas que visam fundamentalmente a sensibilização para a construção de uma sociedade e ambiente sustentáveis, respeito pela comunidade dos seres vivos, - incluindo a qualidade da vida humana - procurando aplicar princípios de cidadania responsável e consumerista através do conhecimento e preservação da diversidade do planeta Terra e da mudança de atitudes e práticas pessoais. A iniciativa surgiu através de parceria entre Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB2/3 Professor Lindley Cintra e a Comissão Instaladora para a Formação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária do Lumiar com o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas do Lumiar. Tem como objetivos gerais (entre outros): - Criar um ambiente mais bonito e agradável para toda a comunidade escolar; - Fortalecer laços entre os elementos da comunidade escolar, em particular em relação à ligação pais e encarregados de educação com o agrupamento; - Dinamizar um espaço desaproveitado. Objetivos estratégicos a longo prazo (entre outros): - Promover o conhecimento teórico e prático dos alunos interessados nos domínios da alimentação, ambiente e sustentabilidade; - Dinamizar um espaço físico da escola; - Aderir a iniciativas na área do ambiente e sustentabilidade; - Garantir a sustentabilidade do projeto; - “Produzir verduras e legumes frescos e sadios e a custo razoável-ambientalmente sustentável; - Proporcionar aos escolares experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las em casa aos seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras/varandas ou comunitárias; - Apesar da reduzida escala de funcionamento do projeto não permitir a introdução de melhorias na alimentação dos alunos, pretende-se também alertar para a importância do consumo de “alimentos frescos, ricos em nutrientes e sem contaminação por agrotóxicos.”

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A existência de uma zona do pomar que foi reconvertida em horta; a existência de uma vinha; o recurso a uma estufa com árvores tropicais que permite a criação de sementeiras durante o inverno; intervenção prevista na área adjacente à estufa, constituída por roseiral e cantinho das aromáticas; possibilidade de intervenção futura nos espaços exteriores aos edifícios escolares; existência de um poço com moinho de vento; reutilização de materiais e recursos, incluindo orgânicos – doação de relva cortada -; manutenção de vários espaços do campus da escola com reutilização dos resíduos (bambus usados como tutores, pedras para canais de circulação de água ou troncos resultantes das podas para delimitação dos canteiros ou construção de ‘mulch’); espaço único em plena cidade de Lisboa

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia e artes
  • N.º de alunos envolvidos: 5
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Através da acção da Associação de Pais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos. A horta permitiu que, numa fase inicial, os funcionários agissem num espaço que era apenas visto como pomar e que carecia de intervenção urgente, nomeadamente através de poda. Numa fase posterior, alguns encarregados de educação começaram a envolver-se e a definir um plano de trabalho que inclui a realização de acções de formação na área (poda, enxertia, multiplicação de plantas,…), abrindo o espaço escolar à comunidade circundante, incluindo idosos – através da Universidade de Terceira Idade local. Seguiu-se o início do clube ‘Hortices’ vocacionado para os alunos que contempla o projecto relativo à compostagem, através da implantação de compostores e recolha de resíduos orgânicos. O espaço está a ganhar visibilidade junto de professores e alunos, tendo-se iniciado um esforço de sensibilização para o uso adequado dos caixotes do lixo e preservação dos espaços verdes da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção cabe aos hortelãos inscritos, incluindo os funcionários, estando prevista a criação de uma escala de regas – minimizada graças à instalação de um sistema de rega gota-a-gota pera evitar desperdícios no uso da água. Com o início do funcionamento do clube (a 19.03) os alunos elaboraram uma escala de recolha de resíduos orgânicos para aplicar nos compositores, estando também previsto o apoio na manutenção e partilha de tarefas com os hortelãos através da atribuição d eum lote dedicado aos alunos do clube.

Como é feita a preparação do solo?

Através da inclusão da matéria vegetal daninha no solo no ato da cava e sacha, mas a fase actual consiste na criação e aplicação de composto orgânico, pronto ou semi pronto, ao recorrer a doações de relva cortada. Acresce o início da aplicação dos princípios de permacultura, através de experiências de construção de pequenas camas altas (ainda não são ‘mulch’), recorrendo a cartões e à cobertura do solo, para evitar a erosão e manter a humidade e nutrientes do solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Sim. A compostagem observa as normas habituais. Neste momento, está em teste um sistema que permite a recolha dos resíduos orgânicos resultantes da preparação de refeições do refeitório escolar (que serve 400 refeições diárias em média) para entrega aos compostores afetos ao projeto (num total de 2 compostores pequenos, 2 médios e 2 grandes, estes últimos junto à estufa). Está a ser montado um sistema de entrega gratuita de resíduos resultantes do corte de relva na zona circundante ao Agrupamento. Cada hortelão entrega ainda os respetivos resíduos orgânicos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas decorrem das plantações pré-existentes bem como da época agrícola atualmente em curso. Neste momento - e excluindo as árvores de pomar - existem pelo menos as seguintes culturas: abóbora, acelga, alface, aipo, alho, alho-francês, batata doce, beringela, beterraba, brócolo, cenoura, couve (vários tipos), curgete, espinafre, manjericão, melancia, morango, nabiça, pepino, pimento, quiabo, salsa, tomate, rúcula, hortelã, cebolinho, funcho, feijão, milho e frutos vermelhos vários. Decorre agora a 1ª fase de rotação de culturas e as consociações já instaladas giram fundamentalmente em torno das ervas aromáticas em fronteira em cada canteiro bem como na alternância entre culturas de crescimento rápido e de crescimento lento, plantas amigas como o feijão e o milho, a par com algumas flores úteis para este efeito, como a calêndula.

Como é feita a gestão da rega?

O projecto começou em plena época agrícola de inverno, pelo que a questão só começa a ser colocada de forma séria agora com as culturas de primavera/verão. A horta é servida de água de rede e por um poço, sendo que se procura evitar recorrer à água de rede preferindo o poço sempre que tal é possível através do uso de mangueiras e canais para rega a pé. O recurso continuado ao poço implicou a realização de obras de reparação que foram realizadas há pouco tempo. Há ainda a ênfase na utilização de água da chuva recolhida através de tinas cobertas para evitar a proliferação de mosquitos. Neste momento estuda-se a implementação de uma escala de regas bem como a possibilidade de recolha de água da chuva da estufa para o seu interior de modo a aumentar o nível de humidade deste espaço. A par procede-se a testes da instalação de sistema de rega gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através dos hortelãos que identificam as situações que ocorrem ainda pontualmente (principalmente lagarta e formigas, míldio e ferrugem) e aconselham os métodos biológicos mais adequados – como o chorume de urtiga.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Sim, tratando-se apenas de espécies livres e autóctones, tendo sido possível observar fundamentalmente pequenos répteis urbanos, como lagartixas e salamandras, aves como melros e pombos e insetos vários, dos quais se destacam os vermes, as formigas, as lagartas, as abelhas, as vespas, as borboletas e as joaninhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Dado que o projecto da horta começou há pouco tempo e a ênfase tem sido dada à reunião de recursos necessários, envolvimento dos voluntários e alunos, criação de parcerias, resolução dos problemas identificados, atividades agrícolas propriamente ditas de acordo com o calendário agrícola e reabilitação dos espaços, as atividades destinadas à comunidade e a ganhar visibilidade estão ainda a ser estudadas. A preocupação fundamental incidiu na oferta de oportunidades de formação, quer aos públicos diretos do projeto quer a públicos externos. Desde fevereiro e até maio de 2014 decorreu um ciclo de 4 workshops sobre poda, enxertia e multiplicação de plantas, de frequência aberta à comunidade escolar e comunidade local (Lumiar) – de notar que as vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas. Está em estudo a possibilidade de realização de visitas dos alunos de outras escolas do agrupamento no próximo ano letivo, alargamento do clube da horta às escolas do 1º e 2º ciclos e a realização de novo ciclo de formação com início em outubro, com destaque para o domínio da permacultura.

 

Publicado por: Escola Secundária do Lumiar

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Professor coordenador da horta: Sofia Alexandra Ramos de Carvalho da Cruz