Estabelecimento de Ensino de Santa Joana

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Um dos sacos da terra utilizada na nossa horta bio.Um dos sacos da terra utilizada na nossa horta bio.
  • Semeámos em garrafões de água, para reutilizar, pelo que cortámos uma das laterais dos garrafões.Semeámos em garrafões de água, para reutilizar, pelo que cortámos uma das laterais dos garrafões.
  • As sementes que nós usámos.As sementes que nós usámos.
  • Um dos vasos que usámos já com a sementeira feita.Um dos vasos que usámos já com a sementeira feita.
  • Uma das sementeiras feitas em garrafão.Uma das sementeiras feitas em garrafão.
  • Alguns garrafões e vasos com a sementeira e já identificados.Alguns garrafões e vasos com a sementeira e já identificados.
  • Uma outra sementeira a ser realizada num garrafão.Uma outra sementeira a ser realizada num garrafão.
  • A nossa horta inicial, com uma sementeira de cada tipo: alface, tomate cereja, espinafre, couve de bruxelas, revilha de trepar, courgete e ainda algumas aromáticas - rosmaninho, caril, hortelã e cidreira.A nossa horta inicial, com uma sementeira de cada tipo: alface, tomate cereja, espinafre, couve de bruxelas, revilha de trepar, courgete e ainda algumas aromáticas - rosmaninho, caril, hortelã e cidreira.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a primeira vez que temos uma horta na escola.

Área aproximada da horta

Cerca de 5 - 6 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Foi um desafio muito interessante, que motivou logo os alunos, porque somos uma escola de cidade e portanto estas crianças têm poucas oportunidades de fazer este tipo de atividade, não percebendo por vezes todo o tempo e trabalho que está por trás de um belo produto, que às vezes nem é assim tão valorizado.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto em si não apresenta nenhuma originalidade, uma vez que hoje em dia é muito frequente ver hortas biológicas, no entanto, para a nossa escola é um projeto original, por ser a primeira vez que se faz.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 10 - 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias apenas tiveram conhecimento através dos seus educandos, que estando inscritos no Eco-clube, participariam na criação da horta biológica.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta sentia-se sempre que algum elemento da comunidade escolar vinha ter connosco e dizia: "As vossas alfaces estão tão bonitas." ou "O vosso tomaterio está tão giro.", etc. As pessoas tinham curiosidade e espreitavam a horta através dos vidros das escadas ou então íam lá quando lá estávamos, só para verem. Alguns pediam para ajudar e nós deixávamos, outros só queriam ver.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Normalmente, vamos todas as semanas, nas horas do Eco-clube, cuidar em primeiro lugar da horta e só depois no tempo restante é que nos dedicamos às outras tarefas do clube. Nestas horas, regamos, se não tiver chovido, arrancamos alguma erva que tenha nascido, fazemos algumas mudas, quando as plantas estão a crescer e a ficar muito apertadas e também fazemos a caça à lagarta que nos anda a deixar com os nervos em franja, pois ataca discaradamente a nossa couve de bruxelas. As tarefas são repartidas de forma a que todos possam fazer um pouco de tudo.

Como é feita a preparação do solo?

Como não temos grande espaço para este tipo de atividades, nem temos caixa de compostagem, optámos por adquirir a terra numa estufa, depois de nos termos informado sobre os vários tipos de terra que há. Comprámos alguns sacos de terra ecológica para a criação da nossa horta e foi com essa terra que fizemos todas as sementeiras.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, espinafre, couve de bruxelas, ervilha de trepar, tomate cerejo, courgete, morangueiro, salsa, tomilho, hortelã e caril.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre à sexta feira nas horas de Eco-clube, pelos alunos, com supervisão das professoras, usando mangueira com um fio de caudal, apenas, para não fazer buracos na terra, nem desperdiçar água. Durante o resto da semana, se houver necessidade de regar, a funcionária que cuida das restantes plantas, também rega a nossa horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que vamos à horta, procuramos sinais de lagartos ou outros bicharocos que ataquem a nossa horta, mas apenas detetamos lagartas e tentamos tirá-las das plantas. Nunca foi utilizado nenhum produto qímico.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Não se realizaram outras atividades em torno da horta. Gostávamos de conseguir confecionar uma salada de um almoço do nosso refeitório com as nossas alfaces e os nossos tomates cerejos, mas ainda precisam de crescer mais um pouco.

 

Publicado por: Estabelecimento de Ensino de Santa Joana

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Professor coordenador da horta: Maria Madalena de Pinho Oliveira