Escola EB 2,3 João de Meira

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta Biológica do NEESP (alunos com necessidades educativas especiais)Horta Biológica do NEESP (alunos com necessidades educativas especiais)
  • Horta Biológica do NEESPHorta Biológica do NEESP
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2010 que existe uma horta na escola, mas esta horta do NEESP existe há 5 meses.

Área aproximada da horta

7metros quadrados já plantados e aproximadamente uma área semelhante para semear abóboras.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Pedagógica do NEESP surge no âmbito do projeto Mãos à Obra. Para esse efeito, a coordenadora do NEESP, no ano letivo anterior, fez formação em Agricultura Biológica. Este projeto, da Educação Especial do Agrupamento de Escolas Professor João de Meira, destina-se aos 18 alunos com Currículo Específico Individual, de todos os anos de escolaridade, incluindo os alunos da Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência (UAEM), que seguem um plano de estudos construído com base no seu perfil de funcionalidade. Desenvolve-se em torno de várias atividades, numa rotina semanal de atividades funcionais, a fim dos alunos melhor atingirem as competências sociais, pessoais e académicas previstas. As atividades propostas têm em conta a sua utilidade para a vida presente e futura (pós-escolar) do aluno; a sua aplicabilidade nos diversos contextos de vida do aluno; realizada nos contextos reais por forma a dar-lhes significado e a sua relação com a idade cronológica e com os interesses dos alunos. Nesta conjuntura, surge a horta biológica do NEESP (Núcleo de Educação Especial e Serviços de Psicologia). Assim, à 2ª feira é dia de planear a ementa, de pesquisar receitas, de preparar as listas de compras e respetivo orçamento, à 3ª feira é dia das compras para o dia seguinte e outras atividades de vida diária, à 4ª feira é dia da culinária, prepara-se uma refeição completa, almoça-se, arruma-se e faz-se a reciclagem, à 5ª feira é dia da horta, quando se cultiva e se pratica a compostagem e à 6ª feira é dia da avaliação e da reciclagem com arte. Os produtos da horta biológica têm como finalidade a elaboração das refeições das quintas feiras, a elaboração de compotas, e a venda na lojinha da horta (ainda em projeto), garantindo desse modo outro contexto de/na formação, e a obtenção de receitas indispensáveis à aquisição dos bens de consumo não passíveis de produção na horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

São vários os aspetos que realçamos como originais: • Primeiro, a atividade ser realizada com todos os alunos de CEI do Agrupamento, de várias escolas, dada a proximidade com a Escola sede. • Segundo, o facto do cultivo à quinta feira ser orientado por um agricultor, através de um protocolo, que nos restantes dias e períodos de férias vai fazendo a manutenção da horta. Como contrapartida oferecemos uma parcela de terreno para cultivo próprio. • Terceiro, o cultivo ser feito com a colaboração dos alunos, cujos produtos são apanhados e cozinhados pelos próprios ou vendida pelos mesmos. • Quarto, a pesquisa e planificação do que se vai cultivar é feita pelos alunos. As placas de identificação dos produtos é feita também por eles assim como o registo da atividade. • Quinto: toda a atividade ligada ao trabalho da horta, como seja vestir o equipamento, usar os utensílios apropriados, guardar o equipamento no cabide próprio e legendado, lavar as galochas e colocá-las no local respetivo, é supervisionada e encarada como didática e tendo em vista a autonomia do aluno. • Sexto: Ter a participação dos pais e membros da comunidade. • Sétimo: Existirem parcerias com instituições da comunidade. As placas de identificação dos produtos foram feitas na serralharia da Cerci. Os cestos para a Lojinha da Horta vão ser feitos na carpintaria da Cerci. • Oitavo: A horta do NEESP contempla várias culturas desde o cultivo de produtos hortícolas, ervas aromáticas, flores e árvores de fruto, importantes para o ecossistema e vantajoso para o projeto Mãos à Obra, pois servem para o dia da culinária promotora de uma alimentação saudável, para os chás para a Lojinha da horta, para os trabalhos com Arte para o dia da mãe, dia do pai, para a elaboração de compotas, etc.).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: TIC, português, matemática funcional e ciências naturais. Articulamos com o Clube de Jardinagem, o Eco Escolas .
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar na atividade semanal da horta, a enviar os produtos necessários e a comprar os produtos. Temos um pai que participa em quase todas as sessões. Colabora também com sugestões, ensinamentos e na planificação.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um espaço onde é desenvolvida uma determinada cultura biológica é o local ideal para observar como vários seres vivos e o ambiente interagem entre si. Num ecossistema agrícola saudável, as interações entre o solo, as plantas e os animais tornam-se perfeitas, porque cada um destes elementos têm a sua função. Cuidar de uma horta biológica é trabalhar em prol de um ambiente melhor, é construir laços de amizade e de grupo entre as pessoas. É um ensinamento prático que está ao alcance de todos, jovens e menos jovens que tenham a curiosidade de saber e ver como podemos comer melhor e de forma mais saudável. Os alunos aprendem a lidar com a terra, a entender o ciclo das plantas e a dar uma utilidade ao que fazem. Todo as atividades do Mãos à Obra são retratadas no nosso Blog http://neesp-maosaobra.tumblr.com/ , que também se encontra na página do agrupamento, e no jornal da escola Mãos à escrita. Os produtos excedendes da horta são vendidos a toda a comunidade. Os produtos transformados, tais como as compotas, serviram para integrar, no Natal, os cabazes de uma empresa

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quem faz a manutenção da horta é o agricultor com quem estabelecemos um protocolo. A equipa do NEESP, normalmente, só vai à quinta de manhã para a horta. Com o agricultor, na quinta anterior, combinamos o que se vamos fazer na seguinte. À segunda e na quinta antes de irmos para a horta, na sala de aula, pesquisamos e planeamos o nosso trabalho e articulamos com o encarregado de educação que vai regularmente para a horta. Ouvimos as sugestões e mãos à obra.

Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar a preparação dos camalhões, limpamos o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão. Com auxílio de uma enxada, reviramos a terra a uns 15cm de profundidade. Com o ancinho, desmanchamos os torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno. No meio, antes de cobrirmos com a terra, colocamos uma cama de fertilizante orgânico, resultante da compostagem que fazemos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os materiais biodegradáveis são classificados de castanhos ou verdes. Os castanhos são os resíduos do jardim já secos, como aparas de madeira, relva e folhas castanhas, palha, feno, serradura e plantas mortas. Estes materiais são ricos em carbono, o constituinte mais abundante na madeira e pobres em azoto, o constituinte mais importante das proteínas. Os verdes são os restos de comida, vegetais e frutas, folhas verdes, etc., da cantina da escola, que são muito mais ricos em azoto do que os castanhos. Num compostor, deve-se alternar as camadas de material castanho e verde, sucessivamente, mas há que ter em atenção que a última camada tem de ser SEMPRE de material castanho, para minimizar os maus cheiros durante todo o processo. Na Cantina da escola, recolhemos todos os restos de comidas, vegetais e frutas para a nossa compostagem. Envolvemos os alunos, os professores e os funcionários numa ação amiga do ambiente e rentabilizamos os benefícios da reciclagem orgânica produzindo um fertilizante de qualidade para as nossas hortas e para os espaços verdes da escola. Poderá, também, ser vendido para a obtenção de fundos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta biológica procuramos fazer talhões heterogéneos em vez das filas de plantas idênticas. Esta técnica envolve habitualmente a combinação de várias espécies, como vegetais, flores e plantas aromáticas, de acordo com as suas especificidades. A finalidade deste conceito é atrair organismos auxiliares que se alimentam de pragas das culturas e, portanto, sirvam de barreira natural à propagação dessas mesmas pragas. Temos couve lombarda, nabos, alface, salsa, hortelã, alecrim, abóbora, uma pereira, cidreira, cebolinho, favas e ervilhas.

Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos o sistema de rega gota-a-gota. A horta deve ser regada regularmente. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do composto para garantir as qualidade da terra e dos produtos hortícolas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Na nossa horta utilizamos as próprias plantas como ajuda no controlo de pragas e doenças. Assim, temos o alecrim que afasta a borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura (é planta companheira da sálvia); a hortelã cujo cheiro repele lepidópteros, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos e que pode ser plantada, ainda, como bordadura de lavouras e tomilho que afasta a borboleta-da-couve. A seu tempo tencionamos ter alho, alfavaca, sálvia, coentro e manjericão, entre outros.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

• Pesquisa do que se cultiva em cada época e planeamento das culturas • Elaboração das placas de identificação dos produtos cultivados com imagem e palavra. • Elaboração de uma refeição completa uma vez por semana, utilizando os produtos da horta, com separação dos resíduos hortícolas para a compostagem, além da separação seletiva do lixo. • Elaboração de compotas para integrar cabazes de natal. Visível em http://www.merooficina.com/CHRISTMAS-BOX • Aproveitamento, na cantina da escola, dos resíduos hortícolas para a compostagem. • Elaboração de Compostagem com a utilização de toda a comunidade escolar • Venda dos excedentes hortícolas na Lojinha da Horta Visível em http://www.merooficina.com/GARDEN-LITTLE-SHOP • Festejo dos aniversários da equipa envolvida no Mãos à Obra com lanche, utilizando os chás da horta e as compotas. • Elaboração de um Espantalho para o Concurso de Espantalho das Hortas Pedagógicas da Câmara Municipal de Guimarães e posterior utilização do espantalho na horta do NEESP. • Visita guiada à horta no âmbito das jornadas Culturais • Concurso de fotografia sobre a horta do NEESP, cuja exposição será na lojinha da Horta, que além de venda dos produtos e local de formação e de bar, pretendemos que seja um local de tertúlia, de exposições e de lazer. • Intercâmbio com o Agrupamento de Abação e partilha de experiências

 

Publicado por: Escola EB 2,3 João de Meira

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Professor coordenador da horta: Lúcia de Fátima de Freitas Ribeiro