Escola Básica nº 2 de Aguada de Cima

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • O começo ...
.... a preparação do terreno.O começo ... .... a preparação do terreno.
  • Primeiras sementeiras a  aparecer ...  favas.Primeiras sementeiras a aparecer ... favas.
  • A variedade das nossas plantações  ... cebolo, alho francês, alface e cenouras.A variedade das nossas plantações ... cebolo, alho francês, alface e cenouras.
  • As alfaces foram protegidas do frio e geada com garrafões de plástico.As alfaces foram protegidas do frio e geada com garrafões de plástico.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola foi criada no presente ano letivo.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 42 metros quadrados ( um canteiro de 7,5 m x 3,5m e outro de 4,5 m x 3,5 m).

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa escola tem participado no programa Eco - Escolas nos últimos anos. Tendo sido feita a auditoria ambiental no ano letivo transato e tendo constatado que um dos temas menos conhecidos pelos alunos e em que revelaram maior défice de informação era o tema Agricultura Biológica considerou-se pertinente no presente ano letivo abordar esta temática. Assim, surgiu a ideia de criar na escola uma horta biológica onde os alunos pudessem colocar em pratica alguns conhecimentos que estão ligados a esta temática. Seria também uma das atividades a desenvolver pelos alunos do Clube do Ambiente que trabalharam em articulação com o Clube Eco-escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto desenvolveu-se em dois canteiros de uma da entradas principais da escola sendo de grande visibilidade para toda a comunidade educativa.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciencias Naturais e Oferta complementar ( Cidadania)
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Não quantificavel uma vez que a partcipação nao foi regular.

Como são envolvidas as famílias?

As famílias dos alunos contribuíram com a cedência de sementes e plantas de transpalnte para cultivar na horta. Sendo a escola uma escola de meio rural as familias contribuiram com estrume orgânico e com conhecimentos empiricos, os quais consideramos terem sido uma mais valia no sucesso da atividade.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No inicio da nossa horta poucos alunos mostraram interesse em participar, mas ao longo do ano o número de alunos que se mostraram disponíveis para colaborar foi aumentando querendo os alunos participar, quer na plantação, quer na manutenção da horta. Os alunos disponibilizaram-se em pesquisar sobre o tema e sobre as técnicas agricolas a utilizar de maneira a obter informação sobre como melhorar a produção. Para alguns alunos, em particular, os mais citadinos, a horta da escola foi uma experiência única no sentido em que estas crianças não conheciam a realidade da produção de alguns dos alimentos que ingerem no dia-a-dia. Permitiu tomar contato com a realidade da produção agrícola, com ferramentas agricolas, com o trabalhar na terra e com o desenvolvimento das plantas despertando em alguns alunos o gosto pela agricultura.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente pelos alunos e docentes do Clube do Ambiente da escola ( nos 45 m destinados aso funcionamento deste clube). Também estes alunos, por vezes quando necessário, na hora de Oferta Complementar ( Cidadania)fizeram a manutenção da horta. As tarefas eram repartidas por todos os alunos e em rotatividade. Os alunos da Eco - Brigada ajudaram na pesquisa de informação ( na hora do clube Eco - Escolas) que partilharam com os colegas. As assistentes operacionais ajudaram na rega da horta ao final do dia ou de manhã cedo ( consoante a temperatura ambiente, disponibilidade e as interrupções letivas).

Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial procedeu-se à desinfestação das ervas daninhas, pedras e outros ( de referir que o edifício escolar foi alvo de requalificação no ano letivo transato e os espaços exteriores foram todos danificados). De seguida procedemos à cavação do terreno, de forma a permitir o arejamento do solo.Adicionamos ainda fertilizante orgânico e humus retirado de uma floresta próxima da escola de forma a que este se torna-se mais fofo, mais permeável, mais rico e mais fácil de manusear.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta plantamos: cebolas, alho- francês, alhos, cenouras, alfaces ( de três qualidades), pimentos, tomates, beterraba, feijão, couve, favas, ervilhas, curgetes, batatas, cravos tunicos, salsa, coentros e tomilho. Tendo em vista um melhor rendimento das culturas, sendo considerada uma associação favorável, plantamos a cebola ao lado da alface, do alho-francês, da beterraba, da cenoura e mais tarde do tomate. Tivemos o cuidado de não colocar as beterrabas ao lado das cenouras. O feijão foi plantado ao lado das couves. Colocamos alternadamente as favas e as ervilhas. Plantamos salsa pois proporciona bons resultados na cultura de tomateiro e cenouras. Plantamos cravos tunicos pois além de ajudar no combate aos insetos proporciona bons resultados na cultura de tomateiro e alhos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos e pelas assistentes operacionais ao final do dia ou de manhã cedo em horas de menor calor.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com ajuda de um responsável da Quinta Biológica da Terra que se deslocou á escola para fazer uma palestra sobre o tema Agricultura Biológica pudemos esclarecer algumas dúvidas que nos restavam acerca da manutenção da nossa horta. Sob seu conselho plantamos cravos tunicos no meio dos canteiros e nas bordaduras para afastar os insetos das culturas. Também plantamos plantas aromáticas com o mesmo fim. Para combater as pragas ( nomeadamente nas favas) regamos e borrifamos as culturas com uma solução de sabão azul dissolvido em água e vinagre. Fizemos uma infusão de ortigas com o intuito de afastar as pragas e fertilizar os solo. Enterramos as ramas das favas e ervolhas no solo de fornecer matera orgânica para a próxima época.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As alfaces produzidas na horta foram cedidas às funcionarias do bar da escolas que com elas confecionaram sandes que foram vendidas aos utentes deste espaço. As favas, ervilhas, couves foram vendidas a professores / funcionários a fim de obter verba para novas culturas ou para comprar no futuro um compostor. Foi confecionada uma salada com os produtos da horta ( cebola, alface, beterraba e cenoura) que serviu de acompanhamento ao almoço de final de ano. Foi promovida uma palestra sobre Agricultura Biológica afim de motivar os gosto por esta área e aumentar o conhecimento sobre o tema. Foi realizada uma visita de estudo à Quinta Biológica da Terra em Aguada de Baixo. Promoveu-se na escola uma feira/mostra de produtos de origem biológica.

 

Publicado por: Escola Básica nº 2 de Aguada de Cima

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Professor coordenador da horta: Ada Martins Silva