Escola EB1 de Pindelo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Horta com um compostor oferecido pela Câmara MunicipalHorta com um compostor oferecido pela Câmara Municipal
  • Compostor feito pela Associação de PaisCompostor feito pela Associação de Pais
  • Horta da EB1 de PindeloHorta da EB1 de Pindelo
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano.

Área aproximada da horta

Mais ou menos nove metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar as crianças a verem crescer algumas plantas que se desenvolvem na nossa região; aproveitar as folhas que caem no inverno no nosso recreio e as cascas de fruta que trazem para a escola , para fazer o composto para depois colocar nos canteiros de plantas que temos no recreio e teremos na horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O aproveitamento das muitas folhas que caem durante o inverno no recreio, para fazer o composto a utilizar como fertilizante para as plantas da horta. Mostrar às crianças como se desenvolvem as plantas desde o momento em que se colocam as sementes na terra, aos cuidados que são necessários ter no seu crescimento até à fase em que podem ser utilizadas na nossa alimentação. Dar essas plantas ao ATL para as cozinhar, já que grande parte das crianças lá vão almoçar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 66
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com as plantas ou sementes. E com restos de cascas de alimentos para colocar no compostor.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta vai ser dividida em quatro partes. Cada turma semeia ou planta as suas sementes ou plantas numa das partes. Cada delegado de turma fica encarregue de ver se é necessário regar, adubar ou tirar ervas daninhas do seu canteiro e pedir ajuda aos colegas e ao professor para o fazer.

Como é feita a preparação do solo?

Como é nova a nossa horta, alguns representantes da associação de pais e alguns professores cavaram a terra, colocaram o composto que já tínhamos nessa mesma terra e agora estamos à espera que a chuva pare algum tempo para enxugar a terra que será colocada por cima do composto, para colocarmos as sementes e plantas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos as folhas que caem de duas tílias enormes que temos no recreio, água para regar, terra para colocar de vez em quando, as cascas dos frutos que as crianças trazem para lanchar e as cascas que alguns alunos trazem de casa.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, ervilhas, couves e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Cada delegado de turma fica encarregue da mesma.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

As auxiliares e os docentes no princípio de cada semana vêm como estão. Se houver alguma praga ou doença usaremos água com sabão rosa para os afastar.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confecção de alimentos no ATL onde as crianças almoçam.

 

Publicado por: Escola EB1 de Pindelo

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Professor coordenador da horta: Isabel Margarida Matos da Costa