Escola EB1/PE de Santana

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Canteiro com alfaces e acelgasCanteiro com alfaces e acelgas
  • Canteiro de alfaces do Pré-EscolarCanteiro de alfaces do Pré-Escolar
  • Plantação de beterrabasPlantação de beterrabas
  • Plantação de ervilhas com colaboração de um paiPlantação de ervilhas com colaboração de um pai
  • Plantação de ervilhasPlantação de ervilhas
  • Plantação de favasPlantação de favas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

80 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Objetivos: - Observar as alterações no desenvolvimento das plantas; - Verificar as necessidades e alterações no desenvolvimento das plantas; - Verificar os benefícios de certas plantas no controlo de pragas e doenças; - Observar os produtos colhidos, registar as suas propriedades e benefícios para o organismo; - Comparar os produtos biológicos com os produtos de agricultura convencional (aspeto, cores, sabores…); - Envolver a família nas tarefas da horta biológica, por forma a transmitir à mesma a importância desta em detrimento da agricultura convencional; - Demonstrar os benefícios desta prática; - Usar produtos plantados pelos alunos nas ementas diárias.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta biológica da EB1/PE de Santana é a única horta com estas dimensões no concelho de Santana e é pioneira na vermicompostagem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Aulas Curriculares, Pré-Escolar, Clube do Ambiente/Eco-Escolas
  • N.º de alunos envolvidos: 92
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 74

Como são envolvidas as famílias?

Os familiares dos alunos e crianças são convidados a participar nas atividades inerentes à manutenção da horta biológica (mondar, plantar, colher, preparar os terrenos) e também são convidados a ssistir a palestras sobre a temática.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Esta é uma horta que pelas suas características é selecionada pelos estagiários da Universidade da Madeira para desenvolverem aqui as suas teses. Os alunos demonstram um grande interesse em consumir os produtos plantados nas ementas diárias. Toda a comunidade, quando solicitada a participar nas atividades da horta biológica, se mostra disponível (p. ex: preparar os terrenos, colocar vedações, adubar os terrenos)

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início de cada ano letivo é elaborado um plano com as atividades a desenvolver na horta biológica por cada turma do 1º ciclo e sala do Pré-Escolar. Cada turma e sala é responsável por todas as atividades do seu canteiro, podendo também intervir nos canteiros coletivos. Em conjunto com as auxiliares de ação educativa e também com os encarregados de Educação é delineado um plano para as diversas intervenções na horta.

Como é feita a preparação do solo?

Por norma solicita-se a ajuda da comunidade para em Setembro retirar as ervas daninhas, cavar e adubar os terrenos, recorrendo à vermicompostagem. Posteriormente cada turma após definir as atividades a realizar no canteiro dá início à plantação e manutenção do espaço.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Durante o dia são recolhidos os "restos" da cozinha nuns contentores específicos. Após as refeições os alunos separam os resíduos para a compostagem. No final do dia, os contentores são levados por um grupo de alunos para o compostor. No início do ano é afixado um mapa com a distribuição das turmas para fazer a compostagem. Normalmente cada turma fica responsável durante um mês. Com mais frequência são colocados no compostor cascas de banana, batata, restos de legumes, café e serrim.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Durante este ano foram cultivadas na horta: alfaces, acelgas, ervas de cheiro, milho, batata, bróculos, abóboras, couve, espinafres e beterrabas.

Como é feita a gestão da rega?

A horta biológica é regada manualmente, nos períodos menos quentes do dia e sempre que possível utilizando a água da chuva que é armazenada em contentores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

De acordo com o plano delineado para as intervenções na horta biológica, as turmas e salas monitorizam os seus canteiros e em caso de necessidade procedem ao controlo de pragas. Ao ser delineado o plano é tido em em consideração as consociações a fazer em cada canteiro para controlar algumas pragas. Quando é necessário intervir no controlo de pragas ou doenças recorremos a borra de café, cinza, cascas de ovo.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Utilizando as minhocas para a vermicompostagem.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realiza-se anualmente o mercado dos produtos e sempre que necessário os produtos são colhidos na escola e utilizados na confeção das refeições.

 

Publicado por: Escola EB1/PE de Santana

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Professor coordenador da horta: Sílvia Cristina Mangualde Condeças