Escola Básica do Castelo

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limoeiro e couvesLimoeiro e couves
  • Nos caminhos colocou-se restos de relvaNos caminhos colocou-se restos de relva
  • trabalho de preparação do terreno por Jovens da Cercizimbra  que, esporadicamente, ajudam na hortatrabalho de preparação do terreno por Jovens da Cercizimbra que, esporadicamente, ajudam na horta
  • Ervilhas e alhosErvilhas e alhos
  • Canteiros preparados para as culturas de inverno (Horta bio na escola Básica de Sampaio -  Projeto de alunos  Escola Básica do Castelo)Canteiros preparados para as culturas de inverno (Horta bio na escola Básica de Sampaio - Projeto de alunos Escola Básica do Castelo)
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde novembro de 2014

Área aproximada da horta

A área do terreno é 240,21 m2. A área cultivada neste momento é mais de metade da área total, pretendendo-se cultiva-la toda.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Fomentar o conhecimento pela e da agricultura; - A atividade da horta está incluída no curriculum da turma vocacional do 6º V; - Aduzir uma mais valia no curriculum do aluno; - Aplicação dos conhecimentos adquiridos, nesta disciplina, no meio familiar;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Aproveitamento de um espaço abandonado na escola; - Devido a o 6º V ser uma turma vocacionada para aulas práticas, o Curso de Produção Agrária – Variante Vegetal tem como um dos componentes a criação da horta. - Os alunos adquirem conhecimentos que mais tarde, podem aplicar na sua vida pessoal.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 18
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os conhecimentos adquiridos pelos alunos podem ser aplicados no âmbito familiar, visto que a maior parte das famílias tem pequenas hortas cuja produção se destina a consumo próprio.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Venda dos produtos à comunidade. - Consumo de alguns produtos pelos funcionários da escola. - Comparação da horta familiar com a da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Todas as aulas são programadas consoante as necessidades da horta. - Todos os jovens executam as tarefas pré-definidas, aproveitando e aplicando as capacidades de cada um . - Em momentos determinados as tarefas são realizadas em grupo.

Como é feita a preparação do solo?

- Eliminar as ervas daninhas; - Cavar; - Estrumar /aplicar restos de relva - Revolver a terra; - Plantar

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

- Com restos de relva cortada - com folhas secas

Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações instaladas – alho francês com alface Culturas existentes: batatas, couves (diversas variedades), favas, beterraba, variedade de espinafres, alho francês, salsa, coentros, cebola, beringela, rábanos, courgete, batata-doce, tomateiros, pepinos, melancias, melões, cenouras,

Como é feita a gestão da rega?

As árvores de fruta têm rega gota a gota. Nas restantes culturas a rega é efetuada manualmente, com mangueira e regadores (aplicação de chorume de urtiga, como adubo).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Controlo de pragas: Face a uma praga de pulgões nas favas, foi feita uma mistura de 2 alhos esmagados, com 10 folhas de coentros. Esperou-se uma hora e depois aplicou-se nas plantas. - Verificação visual das culturas e em caso de necessidade, aplicamos o respetivo tratamento. No, dia 31 de março, andava uma joaninha nas faveiras, ao pé dos pulgões, o que é bom porque as joaninhas alimentam-se dos pulgões. As batateiras, tomateiros, planta de pepinos, e plantas de courgete serão tratadas com uma solução de calda bordalesa. As couves foram atingidas por uma praga de lagartas que foram eliminadas manualmente. Para os caracóis e lesmas, fez-se armadilhas de cerveja com água.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realiza-se a venda dos produtos.

 

Publicado por: Escola Básica do Castelo

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Aires Isidro