Agrupamento de Escolas de Gouveia

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Em outubro ..... iniciámos o nosso trabalho ..... abrimos Em outubro ..... iniciámos o nosso trabalho ..... abrimos "carreiros" para delimitarmos o nosso terreno de cultivo ....
  • Com as nossas mãos Com as nossas mãos "aconchegámos" a terra para depois plantarmos as plantas...
  • Início da plantação .... sempre com muitos cuidados....Início da plantação .... sempre com muitos cuidados....
  • Depois das couves e das nabiças chegou a vez das favas ....Depois das couves e das nabiças chegou a vez das favas ....
  • Finalmente a horta delimitada e com a plantação concluída.....Finalmente a horta delimitada e com a plantação concluída.....
  • Em janeiro trabalhos redobrados.... a chuva e o vento, por vezes, provocam estragos..... foi necessário proceder à reparação da cerca ....Em janeiro trabalhos redobrados.... a chuva e o vento, por vezes, provocam estragos..... foi necessário proceder à reparação da cerca ....
  • Continuação dos trabalhos ..... para além da cerca também foi preciso tirar as ervas daninhas de modo a favorecer o crescimento das nossas plantas ....Continuação dos trabalhos ..... para além da cerca também foi preciso tirar as ervas daninhas de modo a favorecer o crescimento das nossas plantas ....
  • Aspeto geral da nossa horta depois dos trabalhos concluídos.....Couves, favas e nabiças verdinhas.... 
Tudo bem encaminhado!Aspeto geral da nossa horta depois dos trabalhos concluídos.....Couves, favas e nabiças verdinhas.... Tudo bem encaminhado!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 meses

Área aproximada da horta

10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Com a finalidade de sensibilizar e consciencializar os nossos alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta, planeou-se a criação de uma horta pedagógica em colaboração com a proprietária da casa de turismo rural “Casa Grande”. O projeto caracteriza- se por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré - estabelecido. Objetivos: - Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação. - Criar, na quinta da Casa Grande, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis. - Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O envolvimento da proprietária da quinta do turismo rural "Casa Grande" situada nas proximidades da aldeia, confirmando-se, assim, a muita importância que se reveste para toda a comunidade o tema da agricultura familiar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressão Plástica
  • N.º de alunos envolvidos: 22
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Incentivando e ajudando os seus filhos, apelando à sua participação no tratamento da horta; transmitindo a sua prática e os seus conhecimentos em contexto dentro e fora da sala de aula; participando na elaboração da sopa elaborada com os produtos da horta;

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Demos início a este projeto no dia 16 de outubro, na parte da manhã. No final de novembro, fomos observar as plantas e já estavam a nascer. No dia 8 de janeiro quando pedimos as janeiras, visitámos a Casa Grande e verificámos que na nossa horta, já havia favas, crescidas e muito bonitas e que as nábias precisam de ser transplantadas, pois nasceram muito juntas e dessa forma não se desenvolverão convenientemente. Quanto às couves, as que pegaram, estão em visível crescimento. Devido ao estado do tempo, algumas plantas estão um pouco estragadas e a precisar de alguns cuidados que serão retomados no início de março.

Como é feita a preparação do solo?

Depois de visitarmos a quinta, escolhemos um pedaço de terra, cavámos, ancinhámos e semeámos couves, nábias e favas. Regámos tudo e rodeámos a horta com paus e cordões para delimitar o nosso canteiro.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, nábias, favas e agriões e salsa ao lado de alguns morangueiros ali existentes que a proprietária da quinta nos ofereceu.

Como é feita a gestão da rega?

Por água pluvial e por rega manual.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Nas visitas à horta os alunos sacham as ervas daninhas ....

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Ação de sensibilização: "O biológico é bom!" Desfile de carnaval, confecionando os fatos com materiais reciclados subordinado ao tema da agricultura biológica. Confeção de uma refeição com os produtos da horta. Palestra e visita à flora e fauna do Parque Nacional Serra da Estrela Visita à Quinta do Chão D`Agra - Aveiro

 

Publicado por: Agrupamento de Escolas de Gouveia

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Professor coordenador da horta: Maria Teresa Correia Jerónimo Pedroso