Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A nossa horta sofreu alterações, foi vedada com rede e teve direito a uma porta. A parede foi pintada pelos alunos do 6ºJ com o apoio da professora Margarida Rosário, para fazer uma horta vertical.A nossa horta sofreu alterações, foi vedada com rede e teve direito a uma porta. A parede foi pintada pelos alunos do 6ºJ com o apoio da professora Margarida Rosário, para fazer uma horta vertical.
  • A nossa horta tem um framboeseiro que está protegido por uns pneus e apoia-se na rede da vedação para poder crescer e dar muitas framboesas.A nossa horta tem um framboeseiro que está protegido por uns pneus e apoia-se na rede da vedação para poder crescer e dar muitas framboesas.
  • A horta tem 3 compostores para recolher os resíduos da cantina e do bar dos professores ( há uma equipa de 11 alunos) que colaboram nesta atividade.A horta tem 3 compostores para recolher os resíduos da cantina e do bar dos professores ( há uma equipa de 11 alunos) que colaboram nesta atividade.
  • A Associação de Pais da EBMMSA deram a sua colaboração para preparar metade do terreno da horta.A Associação de Pais da EBMMSA deram a sua colaboração para preparar metade do terreno da horta.
  • O Miguel que estava numa aula de apoio a matemática foi tirar as medidas à horta e assim aprendeu a fazer o desenho da horta à escala 1: 100O Miguel que estava numa aula de apoio a matemática foi tirar as medidas à horta e assim aprendeu a fazer o desenho da horta à escala 1: 100
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve inicio em 2008 num espaço mais pequeno, aproximadamente com 6 metros quadrados.Em 2009 continuamos neste espaço. em 2010 mudamos para um espaço maior.

Área aproximada da horta

A área aproximada da horta é de 70m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações que nos levaram a ter uma horta são: os alunos de 5º e 6º ano lecionam esta matéria em Ciências e assim fica mais fácil os alunos terem uma aula prática "ao vivo", aprendem quais as condições necessárias para as plantas se desenvolverem bem e de modo a serem mais saudáveis. Os alunos tomam contacto direto com as plantas, passam a conhecê-las melhor.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Depois de consultar alguns panfletos que a Lipor nos forneceu e consultarmos o livro de Fernanda Botelho, ficamos a saber qual é a importância das flores na horta. No inicio das plantações na horta o tempo estava chuvoso e frio, fizemos algumas experiências, colocamos garrafões sem fundo a proteger algumas plantas. Os alunos verificaram que estas cresceram mais rapidamente do que as outras.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências, E.V.,E.T.e Meio Fisisco.
  • N.º de alunos envolvidos: 14
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias ajudam a preparar o terreno, cedem sementes e plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns alunos sentem-se orgulhosos por ajudarem na horta e gostam de o fazer mas nem sempre é possível por causa do horário. Gostam de levar os pais até à horta para mostrar o seu trabalho.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem sido feita com ajuda dos alunos que estão mais disponíveis, quer para retirar as ervas daninhas quer para regar. Quando não é possível regar de manhã pedimos a colaboração dos funcionários ao fim do dia.

Como é feita a preparação do solo?

O solo depois de limpo das ervas foi cavado(revirado a terra) e depois foi adubado com o composto dos compostores. Todos os anos fazemos uma equipa de alunos voluntários que todos os dias vão à cantina e levam os resíduos orgânicos que ali foram produzidos. É uma equipa de onze alunos, quando alguns desistem temos logo mais dois a retomarem o seu lugar.No final do ano têm um certificado e uma lembrança.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Restos que vêm da cozinha desde cascas de fruta, legumes. Temos guardado do Outono passado as folhas secas que caíram das árvores. Juntamos ainda as borras de café que vêm do bar dos professores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram alfaces, calêndulas, rabanetes , urtigas, tomateiros, alfaces,cebolo e cravos túnicos, Courgetes e abóbora, girassóis. Na parede branca ao lado dos girassóis foi colocado "vasos" de cravos e túnicos e hortelã.

Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta ou é feita logo de manhã ou se não for possível ao fim da tarde.Quando é possível a rega faz-se com a água do depósito( água da chuva).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao momento não temos tido pragas ou doenças nas plantas. Temos também nesta parte da horta duas macieiras e junto duma temos um chuchu. A outra macieira faz sombra para os três compostores. Temos também framboesas, fisális e um pé de alecrim que foi danificado e por isso tem um tamanho reduzido.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alimentos produzidos na horta são alguns vendidos aos professores ou funcionários, outros são dados aos alunos ou funcionários que colaboram nos trabalhos da horta.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

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Professor coordenador da horta: Ilda Isabel Magalhães Fonseca Félix