Escola Básica Integrada da Ponte

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Germinação de planta.Germinação de planta.
  • Colocação de sementes na terra.Colocação de sementes na terra.
  • Colocação de sementes na terra.Colocação de sementes na terra.
  • Colocação de terra nas garrafas pets, para posterior integração de sementes e/ou transplante de pequenas plantas (aromáticas, hortícolas…).Colocação de terra nas garrafas pets, para posterior integração de sementes e/ou transplante de pequenas plantas (aromáticas, hortícolas…).
  • Construção/organização da horta vertical. (Colocação das garrafas pets numa estrutura metálica que sustentará a horta).Construção/organização da horta vertical. (Colocação das garrafas pets numa estrutura metálica que sustentará a horta).
  • Horta vertical em fase inicial de construção/organização.Horta vertical em fase inicial de construção/organização.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na Escola, desde sempre que existe uma horta. No entanto, devido às mudanças recentes de instalações (em setembro de 2012), a horta ainda se encontra numa fase de desenvolvimento/construção. Este ano edificou-se, pela primeira vez, uma horta vertical.

Área aproximada da horta

Horta vertical = 5m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Na nossa Escola existe uma Responsabilidade que se chama Terrário e Jardim. Todos os anos procuramos incentivar os alunos a criarem e a cuidarem de uma horta, promovendo uma efetiva Educação Ambiental em torno da temática “Biodiversidade”. Simultaneamente, ambicionamos sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para questões inerentes à sustentabilidade do Planeta. Para atingirmos tais objetivos, realizamos dinâmicas que passaram desde pesquisas teóricas sobre a edificação de uma horta (tipos de hortas; material necessário; espécies mais adequadas ao nosso terreno e clima; entre outras), até ao trabalho prático de jardinagem, que contou com a colaboração dos alunos, orientadores educativos, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto de estruturação da horta vertical desenvolveu-se de acordo com uma racionalidade de trabalho de projeto, onde os alunos começaram por esboçar a planificação da horta, passando depois para a investigação e construção, sem esquecer a fase final de avaliação. Trata-se de um projeto original e empreendedor no âmbito do programa Eco-Escolas, na medida em que procuramos usar materiais recicláveis e arranjar soluções com objetos do quotidiano, nomeadamente garrafas pet’s, garrafões, molas (para dar resposta a algumas dificuldades que fomos encontrando no suporte dos vasos/garrafas), entre outros. Assim, promovemos uma efetiva reutilização de materiais, respeitando o nosso Eco-Código e, consequentemente, o ambiente. Os alimentos que advieram da nossa horta (morangos) foram colocados à disposição dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A Responsabilidade Terrário e Jardim desenvolveu os seus trabalhos com base nas necessidades e motivações apresentadas/sentidas, recorrendo para tal ao desenvolvimento de aprendizagens, essencialmente, das áreas de Estudo do Meio e Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 32
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: Todos os funcionários colaboraram sempre que necessário/oportuno.
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos os que mostraram disponibilidade e motivação para participar.

Como são envolvidas as famílias?

Ao longo deste projeto, desde a sua planificação à execução, contamos sempre com a ajuda dos encarregados de educação e de outros membros familiares. Exemplos disso, é a cooperação na construção da horta, e a cedência de sementes, terra e plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todos os alunos gostaram imenso da horta, estando sempre atentos e curiosos ao que os colegas iam fazendo. Várias crianças e jovens sentiram-se motivados e verbalizaram que, no próximo ano letivo, desejam participar no projeto da horta vertical (projeto que pretendemos manter). Para além disso, alguns alunos adotaram a criação de morangueiros também em casa, em virtude da motivação surgida com a horta da Escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as sextas-feiras os alunos da Responsabilidade Terrário e Jardim reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção. Paralelamente, durante os restantes dias da semana escolar, os alunos supervisionam a estrutura e concretizam as tarefas necessárias ao desenvolvimento salutar das plantas.

Como é feita a preparação do solo?

A terra adubada (biologicamente) que usamos foi cedida por uma encarregada de educação. Calculamos a quantidade necessária para cada recipiente e removemos qualquer tipo de material indesejado.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; framboesas; tomates; favas; alface; cebolinho; salsa; hortelã; coentros; e orégãos.

Como é feita a gestão da rega?

Em parceria com os alunos que fazem parte das “Oficinas de Autonomia” (alunos com NEE’s), os elementos da Responsabilidade Terrário e Jardim vão-se revezando na rega da horta e das plantas existentes noutros espaços.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com a ajuda de uma encarregada de educação vamos observando como é que as plantas se estão a desenvolver e se há qualquer risco de praga. Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola Básica Integrada da Ponte

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Professor coordenador da horta: Cláudia Gabriela Queirós Pinto