Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

a nossa horta bio

Horta vertical

 
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Recorte das garrafas e garrafões para serem utilizados.Foto 1 Recorte das garrafas e garrafões para serem utilizados.
  • Foto 2
Colocação do fio de suporte das garrafas.Foto 2 Colocação do fio de suporte das garrafas.
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Preparação da terra para a plantação.Foto 3 Preparação da terra para a plantação.
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Colocação da terra nos recipientes.Foto 4 Colocação da terra nos recipientes.
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Plantação de algumas espécies.Foto 5 Plantação de algumas espécies.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o 1º ano

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar para a agricultura biológica; Identificar, comparar e classificar plantas; Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas; Experimentar diferentes culturas e sementeiras; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Realizar experiências e observar formas de reprodução e crescimento das plantas (germinação e reprodução por estaca).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ser a primeira vez a ser realizada uma horta vertical utilizando garrafas e garrafões de plástico.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio; Educação para a Cidadania e Conhecimento do Mundo
  • N.º de alunos envolvidos: 70
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

Colaboram com dádiva de plantas, terra, estrume e utensílios. Explicam como trabalhar a terra e como se fazem as sementeiras e plantações.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é a primeira vez que se realiza esta atividade verifica-se alguma expetativa nos alunos e nos encarregados de educação.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizado um calendário mensal para cada turma, para a realização das tarefas relacionadas com a horta, sempre com supervisionamento de uma assistente operacional e do professor titular de turma.

Como é feita a preparação do solo?

Terra do pinhal e estrume cedido pelos pais.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Até esta data não era realizada a compostagem. A partir da implementação deste projeto será feita: com a relva cortada do jardim; as folhas apanhadas no jardim e recinto da escola e os residuos da cozinha.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas (tomilho, orégãos, salsa, hortelã, cebolinho, coentros, mangericão); e ainda alfaces, couves, espinafres, tomateiros, alho francês e morangueiros.

Como é feita a gestão da rega?

É elaborado um calendário que será distribuido pelas 4 turmas. Cada turma tem a responsabilade de assegurar a rega durante um mês.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Esta tarefa é da responsabilidade das assistentes operacionais desta escola. As pragas são controladas com a utilização de outras plantas que as afastam. Com a preparação de um liquido à base de urtigas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Dia da sopa (maio). Participação na "Feira Anual das Sopas e Doces" , em S. Martinho da Cortiça.

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

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Professor coordenador da horta: Maria João Costa Cavaleiro