Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Aspeto geral da hortaAspeto geral da horta
  • As alfacesAs alfaces
  • As couvesAs couves
  • Aspeto geral da plantação inicial de couvesAspeto geral da plantação inicial de couves
  • Aspeto geral da plantação inicial de alfacesAspeto geral da plantação inicial de alfaces
  • Pausa no trabalhoPausa no trabalho
  • Limpeza do Terreno e Eliminação de ervas daninhasLimpeza do Terreno e Eliminação de ervas daninhas
  • Preparação do terreno para a PlantaçãoPreparação do terreno para a Plantação
  • Plantação de Alfaces e CouvesPlantação de Alfaces e Couves
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2010

Área aproximada da horta

46 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

• Planear e desenvolver projetos no espaço escola • Fomentar a participação de alunos, docentes e não docentes na vida da escola; • Dinamizar espaços estruturais bem como o contacto com a natureza, experimentando outras formas de ensino e de aprendizagem; • Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; • Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; • Fomentar a participação em projetos que valorizem a criatividade e a originalidade; • Incentivar o desenvolvimento do espirito cooperativo para o trabalho em equipa; • Promover a convivência entre os intervenientes; • Dar continuidade às actividades iniciadas no ano anterior; • Participar no projeto Eco- Escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

• Empenho ativo dos Alunos e da Comunidade Escolar na problemática da produção hortícola

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica do 3º ciclo;
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

• Através da Direcção da Escola; • Professores; • Associação de Pais e Encarregados de Educação; • Alunos; • Divulgação através da Pagina da Escola e do Facebook;

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

• Tem havido grande impacto da horta na comunidade e nos alunos, que culminou com a apresentação de uma reportagem na RTP1, inserida na atividade “O Hortelão vai à Escola”, no programa Portugal em Direto. http://www.rtp.pt/play/p47/e116611/portugal-em-direto/292621

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

• A horta é mantida por um grupo nuclear de alunos a que se associam Pais e Professores bem assim como Assistentes Operacionais. É de destacar a participação ativa neste projeto dos alunos do 11º ano, Francisco Reis e José Miguel Barros. • . Há um calendário de atividades que é condicionado pela meteorologia.

Como é feita a preparação do solo?

• Foi feita uma limpeza de ervas e posterior mobilização do solo com ferramentas várias.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

• Sim é feita compostagem, com um compostor, utilizando restos de vegetais, folhas e ervas daninhas e desperdícios alimentares.

Quais as culturas / consociações instaladas?

• Alface, Couve flor, Broculos, Couve Roxa, Espinafres, Tomates, Pepinos, Pimentos, Courgetes, Beringelas, Cebolas, Batatas, Melancia, Melão e Plantas Aromáticas e Flores (plantação). • Feijão e Abóboras (sementeira)

Como é feita a gestão da rega?

• Realiza-se um trabalho de equipa em que se revezam os alunos e professora com o apoio dos assistentes operacionais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

• Tem sido feita a monitorização de pragas, não se tendo velicado nenhuma ocorrência digna de nota.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

• Foram feitas divulgações das várias fazes do projeto através de cartazes, fotografias e apresentações em powerpoint, na Escola e na Casa do Ambiente. • Foram feitos ainda cataventos, com materiais reciclados que foram colocados na horta. • Foram realizadas feiras com os produtos colhidos na horta. • Sempre que possível foram colocados à disposição da comunidade educativa os produtos colhidos na horta.

 

Publicado por: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Maria Gomes Rodrigues Baptista