Escola EB 2,3 de Celeirós

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Continuação da horta ainda por cultivar.Continuação da horta ainda por cultivar.
  • Horta não cultivada com compostor ao fundo.Horta não cultivada com compostor ao fundo.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existe algum tempo, embora não tenha havido disponoibilidade dos docentes e das turmas para a cultivar

Área aproximada da horta

a nossa horta tem aproximadamente 10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Neste ano de 2014 queremos comemorar na nossa escola o Ano Internacional da Agricultura em Família e por isso já concorremos ao concurso do calendário de agricultura da Valorfito, do qual produzimos um calendário muito bem recebido pela nossa comunidade e agora queremos por mãos à obra e fazer também uma horta. Fizemos um protocolo com a Quercus que nos vai ajudar com uma formação para Professores e Encarregados de Educação sobre Agricultura Biológica e vamos tentar por em prática o que aprendermos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Em primeiro lugar colocar, professores, Encarregados de Educação a aprender como fazer uma horta biológica. Em segundo lugar chamar atenção dos alunos para a possibilidade de rentabilizar um espaço da escola e torná-lo útil. Em terceiro lugar alertar a comunidade para as vantagens de comer legumes e de fazer uma alimentação mais saúdavel. Por fim na escola , cada turma também é uma família, logo temos de comemorar o nosso Ano Internacional da Agricultura em família.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2+ os do curso de agricultura biológica
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: clube da floresta, ciências naturais, EV, ET, Português; Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas: possibilitando a entrega de sementes e pequenas plantas para a horta; autorizando os alunos a poderem estar na escola fora do horário letivo; dando sugestões de culturas e plantações para cada época do ano.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como já referi em cima a horta possibilita o trabalho de equipa, em família; dá oportunidade de ver in loco as vantagens das culturas de vegetais feitas pelas maos dos alunos; reforça a possibilidade de comer bem de acordo com a pirâmide alimentar e de acordo com a dieta mediterrânica, pois incentiva a comer mais legumes.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O clube da floresta organizou o espaço e distribuiu pelas turmas e pelo curso de agricultura biológica que irá decorrer na escola.

Como é feita a preparação do solo?

Cavamos e introduzimos as ervas daninhas nos camalhões, cobrimos com composto e finalmente com terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem faz-se com os restos da cantina da preparação das refeições( verdes), seguidamente colocam-se no compostor e cobre-se com folhas de outono ( castanhos). De vez em quando também se coloca restos de café que os docentes trazem para a escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas foram variadas: misturamos a beterraba no meio das couves Há plantas que exploram espaços diferentes, como por exemplo a beterraba desenvolve-se no interior do solo e a couve desenvolve-se na parte aérea. Assim, a couve rasga a terra (raiz aprumada) e beterraba beneficia deste trabalho. O Alho francês e a cebola são exemplos de plantas que se dão bem com todas as outras.Semeamos feijões, abóboras, gurgetes, melões. Plantamos batatas, couves, alho francês, cebolas, tomates, bróculos .

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada sempre de manhã pela funcionária da portaria depois do toque de entrada para as aulas. No entanto os alunos no horário do clube, ás segundas-feiras e ás quartas feiras também regavam. A turma do 5 º A e a turma do 7 º C faziam a rega na hora de Educação para a cidadania, ou seja ás quintas e sextas feiras respectivamente. A rega foi sempre feita a partir do depósito de águas da chuva que temos na escola e que conseguimos adquirir a partir de um prémio das eco-escolas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Usamos sempre métodos biológicos. Encontramos o piolho no feijão e assim tratamos do piolho do feijão com um produto natural feito de água e sabão: desfazer num litro de água (quente) 20 g de sabão rosa e depois diluir em 10 litros de água. Este procedimento foi repetido durante 3 semanas. Não encontramos até ao momento mais pragas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Minhocas ( muitas!!!), joaninhas , bichos de conta, borboletas, várias espécies de pássaros: pardais, andorinhas, verdilhões, peito ruivo, ...

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizamos várias actividades que resultaram da interdisciplinariedade de várias disciplinas que aproveitaram a horta para ensinar. Assim a Matemática aproveitou a horta para ensinar o cálculo do perímetro e da área da horta; as Ciências Naturais aproveitaram a horta para várias aulas de campo, onde os alunos puderam observar raízes ( aprumadas, fasciculadas, aprumadas tuberculosas e fasciculadas tuberculosas), caules( nós e entrenós), folhas ( nervuras, página superior e inferior), flores( órgãos masculinos-estames, órgãos femininos- carpelos) frutos; A Educação Visual desenhou a placa de identificação da horta e aproveitaram a horta como tema para a elaboração do Ecó-codigo; a Educação Tecnológica construiu o espantalho para assustar os passarinhos; O Português trabalhou o tema da agricultura, elaborando várias frases para o Eco-código: “VALORIZAR A AGRICULTURA É UMA FORMA DE CULTURA.” “A AGRICULTURA É UM PRESENTE COM FUTURO.” “A HORTA VOU CULTIVAR, PARA A AGRICULTURA INOVAR E BRILHAR.” Ainda não vendemos nenhum produto, mas já oferecemos muitas alfaces, couves, cebolas aos alunos que trabalharam na horta e às assistentes operacionais que nos ajudam todos os dias!

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Celeirós

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Professor coordenador da horta: Maria da Graça Dias Pereira