EB1 /JI de Ladário

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista geral da hortaVista geral da horta
  • Horta em crescimentoHorta em crescimento
  • Manutenção da hortaManutenção da horta
  • plantação de repolhosplantação de repolhos
  • plantação de couve nabiçaplantação de couve nabiça
  • preparação do terreno para elaboração da hortapreparação do terreno para elaboração da horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do implementação do programa Eco-Escolas em 2012

Área aproximada da horta

Aproximadamente 36m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar o consumo de produtos biológicos. Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas. Sensibilizar para o desenvolvimento progressivo das sementes. Sensibilizar para o uso de produtos orgânicos como fertilizantes. Incutir hábitos de confeção de compostagem. Reduzir a quantidade de lixo orgânico, Procedendo á compostagem de certos produtos. Alertar para questões de vida saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto surgiu devido ao facto de as crianças trazerem para a escola lanches pouco saudáveis, tendo como objetivo a alteração de hábitos alimentares, assim como na tentativa de uma maior articulação com as famílias na tentativa da sua alteração.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: àrea do comhecimento do mundo/educação ambiental no pré-escolar e formação cívica no 1º ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 84
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 84

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam nomeadamente com o fornecimento de diversos tipos de materiais, ( plantas hortícolas, sementes, terra, estrume, estacas, material de desperdício)e serviços quando solicitados.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aparecimento do cultivo de mais hortas biológicas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as crianças são responsáveis pela recolha de sementes e plantas. Os mais velhos juntamente com professores e auxiliares executam as tarefas mais difíceis e os mais pequenos as mais simples. A partir da primavera irá ser elaborado um calendário semanal, no qual cada turma será responsável pelo arranjo e manutenção da horta.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo procedeu-se ao revolvimento da terra com o apoio da Junta de Freguesia. aproveitou-se o composto orgânico existente no compostor, efetuado no ano anterior, assim como estrume cedido pelos pais das crianças para adubar o solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com plantas secas e verdes, folhas e ervas do jardim, borra de café e as cascas dos legumes utilizados na cozinha da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, couve nabiça, repolhos, favas, ervilhas, alhos, alfaces, batatas, feijão, cenouras, cebola, brócolos e diferentes tipos de ervas aromáticas, como: salsa, alecrim, rosmaninho, alfazema, erva cidreira, hortelã...

Como é feita a gestão da rega?

A rega irá ser feita escolhendo os horários mais apropriados, com recurso a uma mangueira.De manhã com as crianças e ao fim da tarde pelas tarefeiras.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com a criação de um canto com ervas aromáticas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de receitas de culinária, atividades de expressão plástica: carimbagem, pinturas. jogos de identificação, registos matemáticos.

 

Publicado por: EB1 /JI de Ladário

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Professor coordenador da horta: Maria Emília Pinto Janeiro