Escola Básica do Viso (Viseu)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Compostagem realizada com resíduos provenientes da cozinha do refeitório da escola e outros restos vegetais com origem nos espaços exteriores da escola.Compostagem realizada com resíduos provenientes da cozinha do refeitório da escola e outros restos vegetais com origem nos espaços exteriores da escola.
  • Plantação de couve tronchuda e couve-flor na horta exterior.Plantação de couve tronchuda e couve-flor na horta exterior.
  • Pormenor da plantação em estufa.Pormenor da plantação em estufa.
  • Plantação de couve tronchuda e alface em estufa.Plantação de couve tronchuda e alface em estufa.
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2011/2012

Área aproximada da horta

41 m2 de estufa e 40m2 de horta exterior aproximadamente

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O facto de a escola possuir algum espaço exterior desaproveitado foi uma das motivações, mas o principal motivo foi o facto de existirem na escola vários alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual com alguma experiência na agricultura, por habitarem num meio rural e os seus pais praticarem agricultura de subsistência. Foi uma forma envolver todos os alunos , promovendo a parte da orientação vocacional.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O principal aspeto é precisamente serem os alunos, que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, que efetuam todo o trabalho sob a supervisão dos professores. Por outro lado, em Mundo Ambiente adquirem conhecimentos relacionados com a morfologia e compreensão do fenómeno da reprodução nas plantas e a sua relação com a continuidade de vida, reconhecimento da existência de grande variedade de sementes, sua constituição através da observação, compreensão dos fenómenos de polinização, frutificação e germinação nas plantas e compreensão das suas necessidades alimentares, e a sua posterior aplicação na estufa o que permitiu aos alunos semear, plantar e cuidar dos vários espécimes vegetais aplicando os principais pressupostos da agricultura biológica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área Curricular Mundo Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Como a maioria destes alunos provém do meio rural e os seus pais praticam a agricultura, muitas vezes de subsistência, por vezes oferecem algumas plantas hortícolas para plantação. Quando são efetuadas vendas, por vezes as famílias vão à escola e adquirem os produtos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As vendas efetuadas, também pelos alunos, constituíram uma forma de apresentar o trabalho desenvolvido à restante comunidade educativa. A estufa e horta exterior foram visitadas pelas turmas onde os alunos estavam integrados e também ocorreu a visita de alunos do pré-escolar de escolas do agrupamento. Procurava-se que fossem os alunos a explicar os processos desenvolvidos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção era efetuada sobretudo à segunda feira, em Mundo Ambiente, com rega e limpeza dos espaços, com a colaboração de todos. Em época de plantação, esta era efetuada sobretudo à quarta feira com a supervisão dos professores de Educação Especial. Os alunos com mais experiência eram incumbidos de trabalhar a terra e depois todos colaboravam na plantação e posterior rega. As colheitas eram efetuadas às quartas feiras de manhã, por ser o dia da semana em que as vendas preferencialmente decorriam ou de acordo com as interrupções letivas e a realização de feiras. Os alunos mais experientes faziam essa colheita, de forma a melhor preservar os produtos hortícolas.

Como é feita a preparação do solo?

Este ano letivo foi adquirido plástico novo e mais adequado para colocar na estufa. Após este processo concluído, que levou mais tempo que o previsto, foi adicionado estrume de cavalo ao solo já existente, que entretanto tinha sido lavrado. depois da adição do fertilizante natural, os alunos voltaram a lavrar a terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos vegetais da cozinha, que todas as segundas feiras eram recolhidos pelos alunos, colocados no compostor, regado quando necessário e remexido.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo devido ao início tardio das plantações e devido às condições atmosféricas adversas optou-se por plantar uma menor variedade de espécies hortícolas o que incluiu alfaces,couve troncha, couve coração, couve brócolo e couve flor.

Como é feita a gestão da rega?

Ainda não foi possível introduzir a rega automática ou a rega gota a gota. Assim, a rega era efetuada sempre que se verificasse ser necessário e sobretudo à segunda feira. Essa rega era feita com mangueira adaptada a uma torneira que se conseguiu colocar na estufa, ou com o auxílio de um regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Manualmente e pelos alunos, retirando as plantas danificadas e as invasoras.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A principal atividade associada a este projeto foi a venda dos produtos. Esta venda decorria sobretudo à quarta feira de manhã ou de acordo com as interrupções letivas e a realização de feiras. Também se procedeu à decoração de vasos para colocação de algumas aromáticas, semeadas em vasos na sala de aula.

 

Publicado por: Escola Básica do Viso (Viseu)

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Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira