Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (antiga EB 2,3 Prof. Amaro Arantes)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Trabalho do clube de hortofloriculturaTrabalho do clube de hortofloricultura
  • Panorâmica da hortaPanorâmica da horta
  • Plantio de hortícolas em rotação de culturasPlantio de hortícolas em rotação de culturas
  • ManutençãoManutenção
  • Sementeira em tabuleiros de germinaçãoSementeira em tabuleiros de germinação
  • Consociações - manutençãoConsociações - manutenção
  • Limpeza e recolha de folhas para compostagemLimpeza e recolha de folhas para compostagem
  • Planta da Horta BiológicaPlanta da Horta Biológica
  • Atividades ligadas à hortaAtividades ligadas à horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

Área aproximada da horta

900m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretende-se que: Seja um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente; Tenha uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar; Promova a interdisciplinaridade e a integração curricular; Aproxime os pais e encarregados de educação e outros intervenientes na escola, diversificando o ambiente escolar e tornando-o mais abrangente; Sensibilize a comunidade educativa para a necessidade de defesa da Natureza e de respeito pelos valores ambientais; divulgar os princípios da Agricultura Biológica, elucidando a comunidade escolar acerca da sua importância para a preservação ambiental; Incentive o desenvolvimento das práticas agrícolas, na procura de uma forma de desenvolvimento mais sustentável; Promova a adoção de técnicas e mecanismos de produção agrícola inovadores e originais, quebrando a vulgarização das tarefas exigidas pela horta; Tenha uma vertente de terapia ocupacional, que permita aliviar tensões, problemas do dia-a-dia e potenciar em cada um, uma melhor qualidade de vida, quer pessoal quer profissional. Desenvolver atividades com os alunos de necessidades educativas especiais: serão ensinados conhecimentos técnicos, identificação e boa utilização de ferramentas de produção e gestão. A ter práticas de boa utilização e segurança no manuseio dos equipamentos. Orientados a organizar e a fazer manutenção do cultivo. Educados para uma boa gestão dos recursos, tendo em conta o equilíbrio bio ecológico, procedimentos de segurança e respostas de emergência. Encaminhados para a manutenção e aptidão na gestão do tempo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Além das caraterísticas do espaço: o seu tamanho, com água corrente, este ano, pretende-se juntar o aproveitamento das águas pluviais do pavilhão e aumentar a área de rega gota a gota; A grande adesão da comunidade; Preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais; Envolve utilizadores da horta (alunos, professores, assistentes operacionais e pais) e os consumidores na sua responsabilidade de produzir de forma ambiental, social e economicamente sã; Diferentes formas de elaboração de composto, nomeadamente a vermicompostagem; Usadas práticas ecológicas, como a rotação de culturas e consociações; adubos verdes e luta biológica entre pragas e doenças que fomentam o equilíbrio e a biodiversidade; É uma agricultura sustentável porque mantem e melhora a fertilidade do solo a longo prazo; São reciclados restos de origem vegetal (restos de culturas, palha, caruma) de forma a devolver os nutrientes à terra e siderações de tremoço; Não são usados produtos químicos de síntese; Permite uma valorização da produção e uma dignificação da profissão de agricultor A área de cultivo e a existência de uma estufa para germinação e/ou propagação de culturas; Trabalha a inclusão dos alunos com NEE e é transversal aos diferentes níveis de ensino (do JI ao 9.º ano) O apoio de uma cozinha especificamente montada para ensinar os alunos com NEE (e outros) a prepararem as suas refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa; A criação de um apiário (2 colmeias) e um hotel para insetos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 15
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, infraestruturas básicas e paisagísticas, ciências naturais, português, matemática, história e geografia de portugal
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 12
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a virem à horta partilhar os seus conhecimentos, em contexto educativo. E, ao mesmo tempo, aprender a produzir biologicamente, pois normalmente fazem a agricultura tradicional, com utilização de alguns químicos e fitofármacos. Além disso, ajudam com alguns materiais de manutenção.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A procura dos produtos pela comunidade escolar; A entrega de cabazes solidários para famílias carenciadas; Já se sente o eco dos conhecimentos adquiridos nas famílias dos alunos que a frequentam; A cantina já encaminha os resíduos orgânicos para a horta; Diminuição do preconceito face ao trabalho agrícola; O número de alunos que colabora nas atividades da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Professora coordenadora dos clubes de hortofloricultura (Madalena Sousa); Existe um regulamento de funcionamento e do utilizador da horta biológica; O apoio dos clubes de Hortofloricultura para Alunos com NEE, Clube Horta Escolar, CEF de Jardinagem e Espaços Verdes; Cada utilizador possui um talhão que o cultiva segundo os princípios da Agricultura Biológica e respeitando o regulamento; São realizadas sementeiras (sementes biológicas) em alvéolos de germinação pelos alunos dos clubes, de acordo com a época e que depois são cedidas aos utilizadores; Todos os utilizadores contribuem com os resíduos orgânicos das suas hortas para a compostagem (apenas preto/branco); A coordenadora dos clubes presta colaboração/apoio aos utilizadores da horta (demonstrações); Projeto Escola+Verde (Município).

Como é feita a preparação do solo?

Análises do PH e textura; Cavar/lavrar/fresar; Fertilização com composto produzido na escola; Incorporação. Análises ao solo: estrutura e textura - O solo da horta é limoso e moderadamente ácido. É um solo pouco fértil, que necessita de ser trabalhado. No início do ano escolar, os utilizadores fazem a limpeza dos resíduos dos talhões que são colocados para compostagem; Feita a cava em que as ervas e os restos das culturas são envolvidos no solo - adubo verde; Na época de sementeira/plantação de culturas, é incorporado composto e vermicomposto, no solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Vermicompostagem: resíduos orgânicos domésticos e de cafetaria, papel de jornal para as camas; Compostagem doméstica em pilha e compostores. São colocados em várias camadas intercalando materiais castanhos (folhas, ramos, caruma, palha) com materiais verdes (relva, resíduos orgânicos da cantina e domésticos, borras de café, resíduos da horta; As pilhas e compostores estão localizados sob árvores de folha caduca (principalmente plátanos), próximos da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiro, manjericão e cravo-túnico; batateira/feijão rasteiro/penca; alho francês/ salsa/sálvia/alecrim/alface/penca; aipo/salsa/oregãos/ervilhas-de-cheiro/lombarda/alface;cenoura/rosmaninho;morangueiros/ beterraba; cebola/alface; ervilhas/rabanete/alecrim; abóboras/chagas; espinafre/orégãos/alho francês; alface/alho; Tomilho limão e bela-luz, pelargónios, hortelã-mourisca e segurelha são algumas das aromáticas também presentes na horta.

Como é feita a gestão da rega?

A água é proveniente do regato que existe ao lado da horta, sendo bombeada para os tanques de rega colocados a um nível superior, ou retirada diretamente do ribeiro. A partir dos tanques, é retirada em regadores e também, para alguns talhões, em sistema de gota a gota. No fim do ano, foram-nos oferecidos mais dois tanques de 1000L, que irão reforçar a água armazenadas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Barreiras: cinzas - formigas; favas e ervilhas (pulgão) - pulverização de solução de água de sabão; couve (lagarta) - sálvia; as pragas (como os mosquitos) são afastadas com ervas aromáticas (erva-príncipe, manjericão, pelargónios); formigas com a hortelã-pimenta; Também são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; instalação de ninhos artificiais; de um hotel para insetos e colmeias; criar bordaduras de flores coloridas; armadilhas de cerveja; apanha manual de pragas; manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; instalar culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Minhocas Eisenia phoetida para a vermicompostagem, abelhas (2 colmeias), hotel de insetos: joaninhas, ácaros, percevejos, abelha solitária, lagartixas, centopeias, aranhas, grilos, escaravelhos, besouros, bichas-cadelas; nas proximidades da horta biológica, caixas-ninho para aves insetívoras

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Workshop da Agrabio; palestra com Fernanda Botelho; mostra "cheiros e sabores"; visita das turmas à horta para aulas práticas/experimentais (todos os níveis de ensino);campanhas solidárias; confeção de refeições na cantina para os alunos (dias com menos alunos) e compotas; sandes nos bares da escola; venda direta; concurso "Eco-Código" que evidencie a importância de optar por culturas biológicas.

 

Publicado por: Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (antiga EB 2,3 Prof. Amaro Arantes)

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Madalena Rodrigues Sousa