Escola Profissional Amar Terra Verde- Pólo de Amares

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Como o inverso está a ser muito rigoroso, os alunos começaram por limpar o solo das ervas daninhas.Como o inverso está a ser muito rigoroso, os alunos começaram por limpar o solo das ervas daninhas.
  • Preparação do solo, retirando as ervas daninhas.Preparação do solo, retirando as ervas daninhas.
  • O solo necessita de ser remexido, para futura plantação.O solo necessita de ser remexido, para futura plantação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o quinto ano que a escola tem uma horta.

Área aproximada da horta

A área aproximada da nossa horta é de 22 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ao longo de mais um ano letivo, os alunos e professores da Escola reuniram os meios materiais necessários e organizarão equipas de trabalho para criarem mais uma vez a Horta Biológica. O objetivo é a dinamização dos espaços exteriores da Escola, promovendo o contacto dos alunos com elementos naturais e de biodiversidade, como a terra e as plantas. Os alunos são responsáveis por todo o processo. Para além de todo o trabalho envolvido, a criação da Horta Biológica tem a sua função educativa e social, pois todos os alimentos recolhidos são distribuídos pelos alunos mais carenciados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A delegação de Amares, da EPATV, está localizada numa zona verde, rodeada pelos seus jardins, e uma parcela é usada para promover a agricultura biológica, a biodiversidade das nossas espécies, para a promoção da agricultura familiar, e também desta forma podermos ajudar os que mais precisam. A originalidade desde projeto assenta na utilização de utensílios tradicionais, usando o saber dos nossos jovens que lhes é transmitido pelos seus pais, vizinhos e avós. O que sentimos é que os nossos jovens acarinham este projeto e criam em si um sentimento de respeito pela agricultura que antes não sentiam, levando para suas casas vontade de ajudar as suas famílias na criação dos seus projetos de agricultura familiar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as áreas.
  • N.º de alunos envolvidos: 86
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias ajudam quando dão aos seus filhos os seus ensinamentos e quando partilham connosco as plantas que ao longo do ano fomos plantando. Sem esta partilha seria muito mais difícil a criação da nossa horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto mais importante é criar nos nossos alunos o amor e o respeito pela agricultura biológica, e acho que realmente esse objetivo foi alcançado com sucesso. Na nossa comunidade, a transmissão de conhecimento e saberes é também muito importante. A valorização das hortas familiares foi também um passo vencido. A EPATV tem também um grupo de voluntariado, e a nossa horta é também um meio de ajuda para os alunos mais carenciados.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as tarefas são partilhadas por todos os alunos, professores e funcionários. Ao longo do ano, quando há mais tarefas para fazer, elas são divididas por vários grupos de trabalho, sempre com muito empenho e alegria. Os nossos alunos adoram ir para a horta. Quanto à rega, fazemos sempre uma escala, onde os vários grupos vão dividindo essa tarefa. Relativamente aos restantes jardins, temos a ajuda da nossa comunidade, ou seja, a Câmara Municipal de Amares, quando necessário vem à nossa escola e corta a relva das zonas mais extensas, sendo esta uma ajuda preciosa.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado de forma simples e rudimentar. São retiradas as ervas daninhas, remexida a terra e plantadas as nossas espécies.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as folhagens e relva dos nossos jardins, com as borras do café do nosso bar, assim como as cascas das frutas do nosso refeitório.

Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta tem dos seus lados o nosso jardim de cheiros, que se trata de vários canteiros com plantas aromáticas. As culturas/consociações instaladas são várias pois temos: • Alecrim, Alfazema, rosmaninho que repelem diversas pragas, atraem insetos polinizadores e a sua presença estimula outras plantas; • Arruda que repele gatos e formigas; • Erva-cidreira que atrai insetos polinizadores e o seu forte cheiro a limão repele determinados insetos; • Loureiro que repele toupeiras; • Salsa que repele a mosca da cenoura e certos escaravelhos; • Santolina que é um excelente repelente de grande número de insetos; • Tomilhos que repelem a lagarta da couve.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma manual, ou seja, existe uma escala de alunos que todas as manhãs atesta se é necessário fazer a rega, e se for necessário, com os colegas e com um regador efectuam a rega, tendo sempre em atenção que não podem desperdiçar água. Claro está que podemos realizar este tipo de rega porque as dimensões da nossa horta é reduzida.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que era efetuada a rega o grupo tinha o cuidado de verificar a existência ou não de pragas e doenças. Este ano, mais uma vez, felizmente não tiveram qualquer tipo de problemas. Será que o nosso jardim de cheiros está a cumprir em pleno as suas funções!?Parece que sim!

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Durante o ano foi feita uma explicação aos nossos alunos dos benefícios da utilização das ervas aromáticas numa alimentação saudável e este tema foi trabalhado ao longo das aulas pelos alunos dos cursos de Técnico de Auxiliar de Saúde.

 

Publicado por: Escola Profissional Amar Terra Verde- Pólo de Amares

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Professor coordenador da horta: Paula Cristina Martins da Costa