Colégio Guadalupe

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta - verificação do estado dos produtosHorta - verificação do estado dos produtos
  • Horta - janeiro 2014 - recolha de alguns dos produtos - janeiro 2014Horta - janeiro 2014 - recolha de alguns dos produtos - janeiro 2014
  • Horta - manutençãoHorta - manutenção
  • Horta -  acompanhamento do crescimento e manutenção janeiro 2013Horta - acompanhamento do crescimento e manutenção janeiro 2013
  • Horta -  acompanhamento do crescimento e manutenção janeiro 2014Horta - acompanhamento do crescimento e manutenção janeiro 2014
  • Horta - Identificação das espécies colocadas - Nome comum e científico - outubro 2013Horta - Identificação das espécies colocadas - Nome comum e científico - outubro 2013
  • Horta - Identificação das espécies colocadas - Nome comum e ciientífico - outubro 2013Horta - Identificação das espécies colocadas - Nome comum e ciientífico - outubro 2013
  • Construção da Horta - Instalação do sistema de rega - outubro 2013Construção da Horta - Instalação do sistema de rega - outubro 2013
  • Construção da Horta - Instalação do sistema de rega - outubro 2013Construção da Horta - Instalação do sistema de rega - outubro 2013
  • Construção da Horta - Colocação da vedação - outubro 2013Construção da Horta - Colocação da vedação - outubro 2013
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde outubro de 2013

Área aproximada da horta

15 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A principal motivação foi a criação de um projeto multidisciplinar, direcionado a toda a comunidade escolar, permitindo um trabalho conjunto entre alunos da pré escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclo e secundário. O principal objetivo associado à criação deste projeto foi a construção de uma horta biológica, com características simples, mas muito associadas à filosofia do projeto Educativo do Colégio - Empreendedorismo, espiríto de entreajuda, cooperação

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto foi implementado num terreno outrora abandonado, foi feito um concurso de espantalhos para selecionar o "Espantalho da Horta", para desta forma motivar todos os alunos e educadores/professores a participar. A escolha dos produtos a semear/plantar foi feito tendo por base a opinião dos alunos. Todo o processo, desde o desbravar do terrreno, limpeza, construção da cerca, instalação do sistema de rega, foi feito por alunos, professores, e pais do colégio.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 17
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Física e Química, Matemática, Pré Escolar e Primeiro ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 150
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

Os pais consultando o facebook do colégio acedem às imagens da Horta e às reportagens feitas acerca da Horta. Sempre que é necessário, os pais são convidados a participar, e os alunos trazem de casa alguns dos produtos que são semeados/plantados. São também envolvidos na manutenção da Horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos obtidos são entregues na cozinha do colégio para consumo. Os alunos mais novos, mesmo as turmas não envolvidas diretamente neste projeto, participaram num concurso de espantalhos. Os alunos sugerem tarefas a realizar e formas de resolução de problemas. Na página de facebook do Colégio são frequentemente colocados posts denominados "Horta Report", dando conta da manutenção e estado da Horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A coordenação do projeto atribui a todos os professores/alunos interessados um calendário de manutenção da horta. Semanalmente Há uma equipa responsável pela manutenção da Horta. No final da semana é preenchiudo um documento que é partilhado por todos os elementos associados ao projeto no google drive, denominado "Diário da Horta", para que a equipa da semana seguinte saiba o que há para fazer e o que já foi feito.

Como é feita a preparação do solo?

Composto orgânico

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenouras, couves, beterraba, cenouras, coentros, alfaces, tomate

Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega automático

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de observação direta e sem a utilização de produtos químicos. Foi detetada uma praga de caracóis que está a ser tratada com aramdilhas feitas em cartão e cascas de laranja e está a ser colocada cinza nos pés das couves atacados.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foi feito um concurso de espantalhos, os produtos recolhidos são utilizados na confeção dos almoços do colégio.

 

Publicado por: Colégio Guadalupe

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Figueiredo