Centro Educativo da Facha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • O nosso galinheiro onde criamos galinhas de raça pedrês portuguesa.O nosso galinheiro onde criamos galinhas de raça pedrês portuguesa.
  • Em novembro, as favas começaram a nascer.Em novembro, as favas começaram a nascer.
  • Preparamos a terra para semear favas, cebolas e alface. Também plantamos couves.Preparamos a terra para semear favas, cebolas e alface. Também plantamos couves.
  • Em outubro, colhemos as abóboras que semeamos em junho.Em outubro, colhemos as abóboras que semeamos em junho.
  • A nossa horta - os canteiros de legumes, os compostores e o galinheiro.A nossa horta - os canteiros de legumes, os compostores e o galinheiro.
  • A nossa horta - os canteiros de morangos, a casinha das ferramentas e um dos canteiros de aromáticas.A nossa horta - os canteiros de morangos, a casinha das ferramentas e um dos canteiros de aromáticas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta do nosso Centro Educativo iniciou-se no primeiro ano de funcionamento, durante o 2º trimestre do ano letivo 2009/2010.

Área aproximada da horta

Iniciou-se com 10mx7m, mas foi sofrendo alterações ao longo dos anos. Neste momento ocupa cerca de 15mx10m.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Foram vários os objetivos que estiveram na base da criação da horta sendo que o principal foi valorizar o espaço envolvente do Centro Educativo criando áreas distintas que permitissem o relacionamento entre as crianças/alunos. O espaço exterior é muito amplo e precisávamos de encontrar estratégias para a sua valorização tornando-o alegre, acolhedor e diversificado. As três freguesias servidas por este estabelecimento são predominantemente agrícolas, tendo quase todas as famílias uma área de cultivo, portanto esta foi também uma forma de fomentar a participação e o intercâmbio entre a escola / a família / comunidade local, valorizando os seus saberes. Assim tentamos construir de raiz uma horta pedagógica que permitisse englobar os conhecimentos tradicionais de cultivo da terra, rentabilizando-a como meio de aprendizagem pedagógica, introduzindo na comunidade o conceito de produção biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Estabelecemos parcerias com a comunidade local e alargada para nos ajudarem a melhorar a horta. Pedimos a colaboração das famílias para nos cederem sementes e plantas. Fizemos sementeiras para posterior plantação na horta e jardim. Fizemos várias colheitas e utilizamos os produtos da horta na cantina. Plantamos uma sebe de frutos silvestres com framboesas, amoras, groselhas e mirtilos. Plantamos canteiros de flores e aromáticas para atrair insetos polinizadores. Plantamos loureiro para fazer uma sebe junto à horta. Com a ajuda da Associação de Pais, construímos um galinheiro e começamos a produção de galinhas autóctones – galinha pedrês. Neste ano letivo, com a ajuda de uma parceria, estamos a ampliar a nossa horta, incluindo canteiros de morangos, courgetes, etc., e, reformulando a forma de produção de forma a conseguir produzir para assegurar algumas necessidades da cantina.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 126 alunos
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Elementos da Associação de Pais e outros com os quais estabelecemos uma parceria e são também menbros do Conselho Eco-Escolas.

Como são envolvidas as famílias?

As famílias continuam a participar de várias formas. Ajudaram a iniciar todo o processo de implementação da horta, a lavrar o terreno, a arranjar estrume e terra de jardim, entre outros aspetos. Continuam a participar enviando sementes, plantas e todos os outros pedidos que vamos fazendo. Participam também comprando alguns produtos que produzimos. Todos os anos organizamos para as famílias algumas atividades que visam dar a conhecer o trabalho realizado e preparamos uma palestra, convidando um especialista na área, com o tema mais abordado, durante o ano, na agricultura biológica. O tema escolhido para a palestra do Dia Eco-Escolas, para os quais convidamos os avós, foi:"Agricultura Familiar - Jardins Modernos / Hortas Antigas" da responsabilidade do engenheiro agrónomo Miguel Morais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aí realizam. Os principais responsáveis por este espaço são os alunos do Jardim de infância e do 1º ano do Primeiro Ciclo. São os alunos do J.I. que semeiam, plantam, regam e colhem com a ajuda de educadoras e assistentes operacionais. Com os colegas do 1º ano tratam do galinheiro, recolhem os ovos e realizam a compostagem. Os alunos dos outros anos tratam de outras temas mas colaboram com agrado nestas tarefas sempre que surge oportunidade. Para as famílias é importante este trabalho já que percebem o interesse que os filhos sentem pela escola e pelas atividades que aí realizam. Gradualmente a comunidade foi alterando algumas práticas. passou a falar de compostagem e a realizá-la em sua casa. Começou este ano a trazer os restos da horta e do arranjo de jardins para colocar no depósito de composto, que resultou da parceria com a Gintegral. Passou a valorizar práticas antigas que sempre utilizou mas das quais não sabia o nome, como a consociação de plantas. Começou a dar mais valor às raças autótones, como a galinha pedrês, que foi desaparecendo gradualmente dos galinheiros minhotos. As palestras que vamos escolhendo e realizando todos os anos, são momentos esperadas pelos avós e mesmo o facto de terem que trazer a chávena e o guardanapo para o lanche que sempre organizamos para esse dia (porque somos uma Eco-Escola e não contribuímos para o desperdício de papel e plástico), os leva a não participarem. Estão sempre prontos a participar em tudo, gostam de dar sugestões e de acompanhar com os seus netos a evolução da horta e de todo o espaço exterior.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada essencialmente pelas turmas do JI, embora pontualmente as outras turmas também participem em algumas sementeiras/plantações. Semanalmente, à quinta-feira de manhã, sempre que o tempo permite, as turmas do JI, as assistentes operacionais e as educadoras, tratam das sementeiras e plantações, cuidam dos canteiros de flores e das aromáticas. Os cuidados com as galinhas, a recolha dos ovos e a compostagem são também da responsabilidade das quatro turmas do JI e da turma do 1ºano.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial foi feita com o trator que lavrou todo o terreno e estrumou. Atualmente cavamos manualmente os vários talhões e juntamos composto e/ou estrume do galinheiro. Trituramos os restos de favas e também juntamos ao terreno a cultivar. Os restos das plantas que produzimos, desde que não tenham pragas, são colocados no compostor.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem com os resíduos da horta e os restos de legumes e fruta da cantina.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho com feijão. Alface com morangos. Alho-Francês com couve. Cebola com alface. Aromáticas em fronteira com couves.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente com mangueira e regador. Durante o Verão é realizada por aspersão com temporizador para as primeiras horas da manhã.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao momento não existiram pragas nem doenças a afetar a horta, com exceção de algumas lagartas nas couves, que recolhemos manualmente.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Existe uma capoeira com galinhas e galos pedreses.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de produtos: favas, ervilhas, alfaces, morangos, malagueta, pimento padrão, compota, etc. Venda de ovos, pintos pedreses e galinhas. Realização de compota de abóbora. Utilização dos produtos da horta na confeção de alimentos para servir na cantina.

 

Publicado por: Centro Educativo da Facha

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Maria da Cunha Santos