Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Aluno plantando alface verde.Aluno plantando alface verde.
  • Alunos e professores plantando alho francês.Alunos e professores plantando alho francês.
  • Delimitação do espaço da horta.Delimitação do espaço da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

Horta vertical

 
  • Acelgas na horta vertical.Acelgas na horta vertical.
  • Apresentação da horta.Apresentação da horta.
  • rega da horta vertical.rega da horta vertical.
  • Observação das plantas.Observação das plantas.
  • Identificação das plantas.Identificação das plantas.
  • Plantas selecionadas para a horta vertical.Plantas selecionadas para a horta vertical.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o primeiro período escolar 2013/14

Área aproximada da horta

4m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Escola Ribeiro Domingos Dias assume-se como uma Eco escola, desenvolvendo múltiplas atividades e projetos de natureza ecológica, sendo um dos objetivos do Projeto Educativo de Escola “Promover a educação ambiental”, cuja meta é “realizar 1 evento ambiental por turma em cada ano de vigência do projeto devendo duplicar no final da vigência do projeto”. No âmbito desta filosofia ecológica da escola, pretende-se contribuir para a concretização do seu papel no ano letivo 2013/2014 com a criação, manutenção e proteção de uma Horta Vertical e uma Horta Horizontal.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Horta Vertical é um projeto aberto a toda a comunidade educativa e que procura envolver parcerias com outras instituições/organizações que possam auxiliar a escola neste grande objetivo da educação ambiental (Parque Natural da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Câmara Municipal do Funchal,…).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Projeto eco-escolas, Estudo do Meio, Apoio pedagógico individual e outros clubes.
  • N.º de alunos envolvidos: 140
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Colaboração na recolha de materiais reutilizados, plantas, terra, sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consumo de produtos saudáveis e biológicos; mudança de hábitos alimentares, novos hábitos ecológicos e princípios de sustentabilidade; proteção do ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores, alunos e pessoal auxiliar em trabalho cooperativo, em pequenos grupos, em momentos oportunos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado com terra vegetal e composto.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A escola possui um compostor onde é feita a compostagem com restos orgânicos provenientes da cantina e jardins da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba, alface verde e roxa, couve, favas, cebolas, alho francês, aipo, acelgas, morangos, tomate.

Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada de manhã ou ao fim da tarde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de sopas e sandes saudáveis.

 

Publicado por: Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias

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Professor coordenador da horta: Rui Manuel Vieira e Maria Manuela Faria Figueira Silva