Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Croqui da Horta BiológicaCroqui da Horta Biológica
  • AlecrimAlecrim
  • Plantação de arvores de frutoPlantação de arvores de fruto
  • Galinhas na estufaGalinhas na estufa
  • CebolasCebolas
  • couve galegacouve galega
  • Recipiente de águas da chuvaRecipiente de águas da chuva
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Quatro anos

Área aproximada da horta

153,3 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Num primeiro contacto, verificámos que era necessária a manutenção do jardim, da estufa e dos espaços verdes, e da horta biológica. Sabemos que os recursos materiais e humanos, para os manter em bom estado, são escassos, por isso pensámos em desenvolver este Projeto. “Horta biológica” As atividades terão início no mês de setembro, e irão até ao final do ano letivo, a sua duração dependerá das características individuais de cada aluno. As tendências atuais, em matéria de princípios, politicas e práticas educativas, vão claramente no sentido da promoção da escola para todos, da escola inclusiva. A Horta Biológica deverá visar a dinamização da estufa e dos canteiros do recreio da escola, de forma a alindar o espaço exterior, assim como proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas, e de jardinagem. OBJETIVOS: Desenvolver capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa;  Desenvolver a aquisição de conhecimentos basilares que permitam fazer as aprendizagens a outros níveis de conhecimento;  Aplicar nas aulas curriculares os conhecimentos adquiridos;  Desenvolver atitudes de autoestima e reforçar a autoconfiança;  Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promovendo o seu sentido estético;  Desenvolver experiências que favoreçam a maturidade;  Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo.  Possibilitar o contacto com a Natureza;  Dinamizar e alindar os espaços exteriores;  Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;  Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;  Experimentar diferentes culturas e sementeiras;  Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;  Proporcionar competências de carácter prático para uma maior eficácia na instrumentalização do processo de transição para a vida ativa;  Desenvolver competências para caracterizar objetiva e realisticamente as situações de orientação e encaminhamento profissional;  Desenvolver competências de inclusão real, na vida ativa e em sociedade;  Proporcionar atividades práticas e funcionais;  Proporcionar uma melhor inclusão escolar para o próximo ano.  Espaço para socialização, contato com a natureza e vida saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Consideramos que todo espaço da escola poderá ser transformado num campo de ação, onde as aprendizagens se poderão efetivar de forma natural e funcional, sem ter que nos limitarmos às suas “quatro paredes”. As aprendizagens só se constroem significativamente se estiverem adaptadas ao processo de desenvolvimento de cada aluno e tiverem em conta os seus verdadeiros interesses;

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: FCV, EAAP, TIC do 6º PIEF, FCV (4 horas semanais), onde se decidam exclusivamente à horta biológica, as restantes 4 horas dedicam-se aos espaços verdes e aulas teóricas), EAAP, fazem os registos gráficos do crescimento das plantas, nas aulas de TIC, pesqu
  • N.º de alunos envolvidos: 16 do 6º PIEF, e 4 alunos do Ensino Especial
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Os Encarregados de Educação dos alunos do Ensino Especial, vêm à Horta e tem uma observação direta do trabalho dos seus educandos. No final do ano letivo os E:E do 6º PIEF, são convidados a verem a Horta, e noutra altura do ano se assim o desejarem.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A população Escolar sabe que temos uma Horta Biológica, está aberta a todos os alunos e professores para contribuir para o crescimento da mesma. No espaço das segundas das 15,05 às 14.40 a Horta está aberta a outros alunos além dos do Ensino Especial, o que tem a vindo a acontecer recorrentemente, O fato de haver uma horta biológica, é um orgulho para a comunidade escolar é espaço para desenvolvimento das aprendizagens, orgulho de fazer parte de um projeto especial. Na horta bem assim com na estufa, fazem ensaios das plantas desde as sementes que anualmente são recolhidas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um projeto da horta biológica, que anualmente é aprovado em Conselho Pedagógico, que é dinamizado pela Profª. Ana Barroso, onde são está explicitada a organização da mesma. Há repartição de tarefas, os alunos do 6º PIEF, dedicam-se à Horta em si os alunos do Ensino Especial, dedicam-se à “Horta de Cheiros”, ervas aromáticas associadas as culturas. Também temos árvores de fruto, que foram plantas este ano; pessegueiro, pereira e macieira, bem como um limoeiro. A organização do trabalho é definida através de um placard onde semanalmente são distribuídas asa tarefas. São realizados registos fotográficos, bem como gráficos, é organizado ainda um portefólio. A escola tem estufa, anexa à Horta, onde fazemos ensaios de plantas a cultivar.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno é feita através da introdução de estrume

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

O estrume orgânico é produto da compostagem; palha com estrume de galinha e da compostagem, realizada com a erva cortada dos espaços verde, restos de tronco de árvores, madeira e restos de comida.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: couve-galega, couve tronchuda, alfaces, favas, ervilhas, alho, alho-francês, batata, milho, milho doce, feijão de trepar, feijão arbustico, pimento tomate, cebolas e cebolinhos; as ervas aromáticas estão situadas num canteiro superior, designamos: salsa, coentros, tomilho, basílio, hortelã, aipo e ainda alecrim lenhoso, chã príncipe, lúcia lima e morangueiros, lavanda. Há o cuidado de fazer a associação das plantas, as que se devem associar e aquelas de que se deve afastar com a conjugação das ervas aromáticas

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita utilizando á recolha da água da chuva em dois contentores com a capacidade de 1000 litros, quando esta acaba é feita com mangueira,

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo das pragas é a seleção natural das mesmas, utilizando para estas as galinhas, que comem todos os animais nocivos à terra, e as lagartixas que limpam o terreno, não é utilizado qualquer produto químico,

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

duas galinhas, ocasionalmente rolas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta biologia, são expostos no átrio da escola, na altura da exposição da ECO escola, e são entregues ao CEF de Cozinha, que confeciona alimentação a ser vendida à comunidade escolar,

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão

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Professor coordenador da horta: Isabel Maria de Lemos Gonçalves Precatado